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PARABÉNS
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Premiados: alunos de Indaiatuba criam horta sustentável para escola e familiares
Premiados: alunos de Indaiatuba criam horta sustentável para escola e familiares
Estudantes criaram modelo que reaproveita restos de alimentos da merenda e nutre horta que, por sua vez, abastece a escola, estudantes e familiares.
Estudantes criaram modelo que reaproveita restos de alimentos da merenda e nutre horta que, por sua vez, abastece a escola, estudantes e familiares.
Por Thiago Rovêdo | 21/11/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para Sampi Campinas
Por Thiago Rovêdo
Especial para Sampi Campinas
21/11/2023 - Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Um projeto da Escola Estadual Profª Suely Maria Cação Ambiel Batista, no Jardim Colonial, em Indaiatuba, premiou três alunos e um professor por criarem uma horta sustentável para consumo de toda comunidade escolar e familiares dos estudantes.
O projeto que visa reduzir o desperdício de alimentos e estimular a criação de hortas comunitárias nas escolas da cidade. A ideia surgiu durante a realização do Programa de Inovação e Empreendedorismo (PIE), realizado pela NTICS Projetos e patrocinado pela Agrivalle.
Sob orientação do professor Wesley de Almeida Mazur, os alunos Thiago Ricardo Rodrigues da Silva, Gabriel Lopes Wenceslau e Charles Junior criaram o ECOEDUCA, que propõe estimular a destinação correta de resíduos orgânicos e a criação de uma horta sustentável para consumo de toda comunidade escolar e familiares dos alunos.
“Eles já haviam percebido duas situações em nossa escola: o desperdício de alimentos após o almoço e áreas de jardim pouco utilizadas. Assim, o projeto deles surgiu desta vontade de transformar o ambiente, reaproveitando os resíduos orgânicos, reduzindo desperdícios e gerando alimento na própria escola”, afirma Mazur.
Todo o processo foi debatido com os estudantes, de forma a refletir sobre as possibilidades e a viabilidade de execução de cada parte. "O que eu achei mais legal do projeto foi a possibilidade de aplicar várias coisas que a gente aprende no dia a dia da escola, mas que não costumamos pensar quando e onde vamos usar. No nosso projeto, além de pensar no problema, tivemos que argumentar, explicar para as pessoas e organizar as informações que recebemos. Acho que foi uma mistura de várias matérias, como o Português na redação e argumentação, a Biologia ao olhar para o problema do lixo, a Matemática ao coletar os dados, etc,", comenta o aluno Thiago Ricardo Rodrigues da Silva.
De acordo com Luciana Sanchon, diretora da unidade escolar, ações que coloquem os alunos em contato com a comunidade e com o mercado de trabalho são importantes para o desenvolvimento dos mesmos.
“Além de tirá-los da rotina, isso estimula várias habilidades sociais, técnicas e comportamentais que eles vão precisar fora da escola como a mobilização coletiva, a empatia, o pensamento crítico, a autonomia e o processo de trabalho em equipe e em etapas. Nossa sociedade precisa de pessoas que estejam dispostas a mudar sua comunidade local e a levar essa mudança para o mundo em que vivemos, colocando suas ideias em prática para a melhorar a vida em sociedade”, disse.
Para criar o projeto, os estudantes participaram de oficinas de empreendedorismo e criatividade, e seguiram a metodologia do Design Thinking. “Esta é uma ciência que ensina o passo a passo para a resolução de problemas. Com isso, eles são estimulados a olhar para os problemas sociais de suas comunidades de forma mais atenta e passam a se sentir responsáveis por serem agentes de transformação. Nesta ação em Indaiatuba e Sorocaba, foram desenvolvidos 80 projetos feitos por alunos e vários deles merecem destaque pela criatividade e pelo empenho em resolver questões importantes para suas comunidades”, afirmou Ana Xavier, Diretora de Estratégias e ESG da NTICS Projetos.
Um projeto da Escola Estadual Profª Suely Maria Cação Ambiel Batista, no Jardim Colonial, em Indaiatuba, premiou três alunos e um professor por criarem uma horta sustentável para consumo de toda comunidade escolar e familiares dos estudantes.
O projeto que visa reduzir o desperdício de alimentos e estimular a criação de hortas comunitárias nas escolas da cidade. A ideia surgiu durante a realização do Programa de Inovação e Empreendedorismo (PIE), realizado pela NTICS Projetos e patrocinado pela Agrivalle.
Sob orientação do professor Wesley de Almeida Mazur, os alunos Thiago Ricardo Rodrigues da Silva, Gabriel Lopes Wenceslau e Charles Junior criaram o ECOEDUCA, que propõe estimular a destinação correta de resíduos orgânicos e a criação de uma horta sustentável para consumo de toda comunidade escolar e familiares dos alunos.
“Eles já haviam percebido duas situações em nossa escola: o desperdício de alimentos após o almoço e áreas de jardim pouco utilizadas. Assim, o projeto deles surgiu desta vontade de transformar o ambiente, reaproveitando os resíduos orgânicos, reduzindo desperdícios e gerando alimento na própria escola”, afirma Mazur.
Todo o processo foi debatido com os estudantes, de forma a refletir sobre as possibilidades e a viabilidade de execução de cada parte. "O que eu achei mais legal do projeto foi a possibilidade de aplicar várias coisas que a gente aprende no dia a dia da escola, mas que não costumamos pensar quando e onde vamos usar. No nosso projeto, além de pensar no problema, tivemos que argumentar, explicar para as pessoas e organizar as informações que recebemos. Acho que foi uma mistura de várias matérias, como o Português na redação e argumentação, a Biologia ao olhar para o problema do lixo, a Matemática ao coletar os dados, etc,", comenta o aluno Thiago Ricardo Rodrigues da Silva.
De acordo com Luciana Sanchon, diretora da unidade escolar, ações que coloquem os alunos em contato com a comunidade e com o mercado de trabalho são importantes para o desenvolvimento dos mesmos.
“Além de tirá-los da rotina, isso estimula várias habilidades sociais, técnicas e comportamentais que eles vão precisar fora da escola como a mobilização coletiva, a empatia, o pensamento crítico, a autonomia e o processo de trabalho em equipe e em etapas. Nossa sociedade precisa de pessoas que estejam dispostas a mudar sua comunidade local e a levar essa mudança para o mundo em que vivemos, colocando suas ideias em prática para a melhorar a vida em sociedade”, disse.
Para criar o projeto, os estudantes participaram de oficinas de empreendedorismo e criatividade, e seguiram a metodologia do Design Thinking. “Esta é uma ciência que ensina o passo a passo para a resolução de problemas. Com isso, eles são estimulados a olhar para os problemas sociais de suas comunidades de forma mais atenta e passam a se sentir responsáveis por serem agentes de transformação. Nesta ação em Indaiatuba e Sorocaba, foram desenvolvidos 80 projetos feitos por alunos e vários deles merecem destaque pela criatividade e pelo empenho em resolver questões importantes para suas comunidades”, afirmou Ana Xavier, Diretora de Estratégias e ESG da NTICS Projetos.
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