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CORDEIRÓPOLIS
CORDEIRÓPOLIS
Caminhoneiros ignoram decreto e seguem utilizando Cordeirópolis para fugir de pedágios
Caminhoneiros ignoram decreto e seguem utilizando Cordeirópolis para fugir de pedágios
Mais de 1,2 mil caminhões foram flagrados utilizando ruas e trechos da cidade mesmo após decreto assinado por prefeito.
Mais de 1,2 mil caminhões foram flagrados utilizando ruas e trechos da cidade mesmo após decreto assinado por prefeito.
Por Leonardo Vieira | 02/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi Campinas
Por Leonardo Vieira
Especial para a Sampi Campinas
02/11/2023 - Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Prefeitura de Cordeirópolis

As ruas centrais de Cordeirópolis (a 70 km de Campinas) seguem sendo utilizadas por caminhoneiros como rota de fuga dos pedágios de três das principais rodovias estaduais - Anhanguera, Bandeirantes e Washington Luiz.
Os caminhões ignoram um decreto assinado pelo prefeito, Adinan Ortolan (MDB), no início deste ano, que proíbe o tráfego de caminhões, carretas, articulados e cargas com mais de seis toneladas.
Dados mais atualizados da Plataforma Observa de Monitoramento mostram, entre os dias 21 de junho e 31 de agosto, mais de 1,2 mil veículos trafegando pelos trechos proibidos (veja abaixo as principais vias acessadas).
- Rua do Barro Preto, da Avenida Vereador Vilson Diório até a rotatória que dá acesso a Estrada Municipal do Barro Preto;
- Estrada Municipal Carmelo Fior; e trecho do Anel Viário Geraldo Carron;
- Rua Flaminio Levy, da Avenida Vereador Vilson Diório até o cruzamento com Rua do Barro Preto;
- Avenida Presidente Vargas, da Avenida Vereador Vilson Diório até a Rua Domingos Martins;
- Rua Francisco Minatel até o limite com a Rua Domingos Martins (Bairro Centro);
- Toda a extensão da Rua Guilherme Krauter e toda a extensão da Rua José Moreira.
De acordo com a administração, o objetivo do decreto é valorizar a qualidade de vida da população quanto às condições de segurança e fluidez no trânsito.
Além disso, como Cordeirópolis tem trechos das rodovias Anhanguera, Bandeirantes e Washington Luiz, o decreto busca que os caminhoneiros não desviem dos pedágios. As cidades recebem repasse das concessionárias que administram as vias.
O restante dos veículos de carga tem acesso às vias apenas com autorização prévia, feita pelo aplicativo disponível no site da Prefeitura.
O decreto não impõe restrições aos caminhões de utilidade pública; veículo em serviço de urgência; obras e serviços de infraestrutura urbana; obras e serviços de urgência; socorro mecânico de emergência; e caminhões de transporte de combustível para o fornecimento aos postos.
Segundo o decreto, o descumprimento das regras pode render penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro e o cancelamento da autorização especial.
As ruas centrais de Cordeirópolis (a 70 km de Campinas) seguem sendo utilizadas por caminhoneiros como rota de fuga dos pedágios de três das principais rodovias estaduais - Anhanguera, Bandeirantes e Washington Luiz.
Os caminhões ignoram um decreto assinado pelo prefeito, Adinan Ortolan (MDB), no início deste ano, que proíbe o tráfego de caminhões, carretas, articulados e cargas com mais de seis toneladas.
Dados mais atualizados da Plataforma Observa de Monitoramento mostram, entre os dias 21 de junho e 31 de agosto, mais de 1,2 mil veículos trafegando pelos trechos proibidos (veja abaixo as principais vias acessadas).
- Rua do Barro Preto, da Avenida Vereador Vilson Diório até a rotatória que dá acesso a Estrada Municipal do Barro Preto;
- Estrada Municipal Carmelo Fior; e trecho do Anel Viário Geraldo Carron;
- Rua Flaminio Levy, da Avenida Vereador Vilson Diório até o cruzamento com Rua do Barro Preto;
- Avenida Presidente Vargas, da Avenida Vereador Vilson Diório até a Rua Domingos Martins;
- Rua Francisco Minatel até o limite com a Rua Domingos Martins (Bairro Centro);
- Toda a extensão da Rua Guilherme Krauter e toda a extensão da Rua José Moreira.
De acordo com a administração, o objetivo do decreto é valorizar a qualidade de vida da população quanto às condições de segurança e fluidez no trânsito.
Além disso, como Cordeirópolis tem trechos das rodovias Anhanguera, Bandeirantes e Washington Luiz, o decreto busca que os caminhoneiros não desviem dos pedágios. As cidades recebem repasse das concessionárias que administram as vias.
O restante dos veículos de carga tem acesso às vias apenas com autorização prévia, feita pelo aplicativo disponível no site da Prefeitura.
O decreto não impõe restrições aos caminhões de utilidade pública; veículo em serviço de urgência; obras e serviços de infraestrutura urbana; obras e serviços de urgência; socorro mecânico de emergência; e caminhões de transporte de combustível para o fornecimento aos postos.
Segundo o decreto, o descumprimento das regras pode render penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro e o cancelamento da autorização especial.
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