AGORA VAI?

Campinas publica licitação e promete finalizar obra do BRT em 2024

O projeto contemplará a execução dos 11% remanescentes do Lote 4, contemplando as estações, os terminais Ouro Verde e Vida Nova.

Por Thiago Rovêdo | 01/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para Sampi Campinas

Thiago Rovêdo/Sampi Campinas

Obra do BRT abandonada no Vida Nova
Obra do BRT abandonada no Vida Nova

A Prefeitura de Campinas lançou, nesta sexta-feira, 31, a licitação da etapa final do Lote 4 do BRT Campinas (trechos 2 e 3). O orçamento previsto é de cerca de R$ 50 milhões e o prazo de execução será de 12 meses. O recebimento de propostas e a abertura dos envelopes será no dia 27 de abril.

Leia mais
Após três anos e muita reclamação, Prefeitura promete destravar obra do BRT


O Corredor BRT Ouro Verde começa no Terminal Central e percorre as avenidas João Jorge, Amoreiras, Piracicaba, Ruy Rodriguez e Camucim até o Vida Nova, totalizando 14,6 quilômetros. O projeto contemplará a execução dos 11% remanescentes do Lote 4, contemplando as estações, os terminais Ouro Verde e Vida Nova, além da construção e manutenção de trechos viários.

O Terminal de ônibus do Vida Nova é o final do Corredor Ouro Verde do BRT. As faixas onde foram construídos os corredores do BRT acabam sendo utilizados como estacionamento para os ônibus, que ficam no local até dar o horário de seguirem viagem.

Com a finalização do lote, Campinas entregará o BRT Campinas, que já está 96% concluído. Atualmente, o lote 1 já está finalizado e o lote 3 será concluído ainda neste mês de abril com a entrega do terminal Campos Elíseos. Também em 2023, os dois últimos viadutos do lote 2 serão finalizados (sobre a Avenida John Boyd Dunlop e a Rodovia dos Bandeirantes).

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, o lançamento desta licitação demonstra o compromisso da gestão do prefeito Dário Saadi. "Concluído esse lote, as obras do BRT Campinas estarão 100% concluídas e poderão ser entregues em sua totalidade para a população no próximo ano", afirmou.

Em julho do ano passado a Prefeitura de Campinas rompeu o contrato com o consórcio que seria responsável pela conclusão das obras do lote 4 do sistema BRT. A Administração chegou a divulgar que aplicou uma multa ao consórcio responsável, mas a penalização foi suspensa após a empresa assumir o compromisso de concluir os serviços. Em outubro, a Secretaria de Infraestrutura aplicou multa de R$ 550 mil para o Consórcio BRT Campinas, além do rompimento do contrato.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.