FINALMENTE

Estado publica edital para implantação do Trem Intercidades São Paulo-Campinas

Expectativa do governo do Estado é que o leilão para o projeto seja realizado em novembro.

Por Thiago Rovêdo | 31/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para Sampi Campinas

Divulgação

TIC teve seu edital lançado pelo Estado
TIC teve seu edital lançado pelo Estado

A SPI (Secretaria de Parcerias em Investimentos) publicou nesta sexta-feira, 31, o edital com as regras para as empresas interessadas em participar do leilão internacional de concessão patrocinada para a construção do Eixo Norte do TIC (Trem Intercidades), que ligará a capital paulista à Campinas.

O valor estimado da obra é de R$ 12,8 bilhões. Após o edital haverá um prazo de 240 dias para recepção de propostas e a realização do leilão está marcada para 28 de novembro.

Serão ofertados três serviços: a linha 7 - Rubi, atualmente operada pela CPTM, que passará por uma revitalização das vias, operando entre a Barra Funda e Jundiaí. O TIM (Trem Intermetropolitano) que seguirá do município de Jundiaí com paradas nas estações em Louveira, Vinhedo e Valinhos. E o TIC, opção expressa, com percurso total de 96 Km que terá duração de aproximadamente 1h entre a capital e Campinas.

A tarifa da linha 7 não será alterada, seguindo a política tarifária do estado. Já as passagens para o TIC custarão em torno de R$64,00.

Além dos benefícios na mobilidade urbana para mais de 15 milhões de pessoas em 11 munícipios, o empreendimento gerará um total de 10.552 empregos diretos, indiretos e induzidos.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.