CONSPIRAÇÃO?

Carta misteriosa distribuída em Vinhedo causa frisson e aguça curiosidade dos moradores

A carta, chamada de Máquina Escarlate, que não tem assinatura, começou a ser postada rotineiramente em um jornal da cidade; depois foi entregue nas próprias casas.

Por Thiago Rovêdo | 01/04/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para Sampi Campinas

Reprodução

Comunicado foi publicado no jornal e enviado aos moradores
Comunicado foi publicado no jornal e enviado aos moradores

Uma mensagem aparentemente codificada anda mexendo com os moradores de Vinhedo. A carta, que não tem assinatura, começou a ser postada rotineiramente em um jornal da cidade. Após um hiato, ela retornou e agora, depois de novas postagens, foi entregue na carta de correio da população. Ninguém faz ideia do que se trata e ela já ganhou o nome de Máquina Escarlate.

Em maio de 2020 aconteceu a primeira postagem da carta, que vem com o título de comunicado e um texto que não remete a nada logo abaixo. Ele é seguido por alguns nomes que seriam usuários da tal Máquina Escarlate, mas que ninguém também conhece.

"A máquina Escarlate funcionando em Vinhedo: Endereço Rua Bebedouro, esquina com Rua Casa Branca, Casa da Frente e Casa do Fundo. Condomínio Marambaia, entrada pela portaria 1. Política Monetária. O estalado. Página na internet D.E. Eles não tem língua. Computador e página quadriculada. Manipulação de mente. Varão. Cabeçote. Boneca inflável estalada no cabeçote. Leitura de mente. Mesa Escarlate. Pústula", diz um dos textos publicado no jornal.

Nesta publicação, o autor faz referência a uma casa no Condomínio Marambaia. A professora de italiano Cristiane Ferrari é moradora do local e contou que os moradores do condomínio são reservados, mas que nunca ouviu falar em algo estranho no endereço citado. "Não tenho contato com outros condôminos. Todo mundo é bem reservado. A única pessoa que contatei negou que ali na casa houvesse algo estranho e achei melhor não ficar insistindo", disse.

Como todo mundo na cidade, a professora também tem suas teorias sobre o que se trata a carta. "Minha teoria é que se tratam de mensagens codificadas para que somente os iniciados saibam do que se trata. Talvez aconteçam encontros nesta referida casa, mas não sei a natureza destes. Talvez seja algo inofensivo e simplesmente são pessoas que gostam de mistérios mas não saber o significado me deixa muito curiosa", afirmou.

As cartas variam no conteúdo, falando também sobre temas como o anticristo, traz referências à carnifica humana, leitura de mente, entre outras. As publicações duraram até 15 de julho de 2021, quando o comunicado veio apenas com os dizeres "Máquina Escarlate Desligada".



O tempo passou, o assunto foi caindo no esquecimento dos moradores, mas agora ela apareceu novamente, só que entregue em caixas de cartas. "Eu acompanhava a história porque as publicações apareceram no jornal da cidade. Durante um tempo, esta carta foi publicada periodicamente e quase um ano depois, chegando em casa, eu vi na caixa do correio uma folha dobrada com a mesma história", afirmou a professora e contadora de histórias, Maria Clara Teixeira Ferreira Leite, de 38 anos, que recebeu a carta na sua casa.

Para a professora, o caso se trata apenas de uma pessoa deslumbrada com alguma teoria da conspiração. "Eu acho que se trata de uma pessoa com alguma pertubação mental, leu muito sobre conspirações e passou a acreditar nessa história. Eu já dei uma pesquisada e essa máquina escarlate aparecem em história de quadrinhos como máquina de guerra, algo secreto bélico", finalizou.

Agora resta aos moradores de Vinhedo saber quando será a próxima carta e qual será a forma que ela vai chegar à população: via jornal ou via caixa de correio.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.