26 de junho de 2026
EM MARÍLIA

Aluna atropelada por moto na saída de escola será indenizada

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Arquivo JC
A reparação por danos morais foi fixada pelo TJ em 40 salários mínimos e o ressarcimento material será equivalente às despesas com o tratamento médico

Marília - A 11.ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo manteve sentença da Vara da Fazenda Pública de Marília (100 quilômetros de Bauru) que determinou que o Estado de São Paulo indenize uma aluna com deficiência intelectual que foi atropelada após sair desacompanhada da escola. A reparação por danos morais foi fixada em 40 salários mínimos e o ressarcimento material será equivalente às despesas com o tratamento médico.

Segundo os autos, mesmo cientes de que a jovem não poderia deixar o local desacompanhada, funcionários da instituição permitiram que vítima saísse sozinha. Ela foi atingida por uma motocicleta, sofreu fratura na tíbia e perdeu um dente.

O relator do recurso, desembargador Franscisco Shintate, ressaltou a responsabilidade civil do estado, que não observou o dever de cautela, guarda e zelo pela integridade física da aluna, afastando a alegação de que o atropelamento ocorreu por culpa de terceiro, que não é agente público.

"O acidente em via pública poderia ter sido evitado, caso os funcionários da escola tivessem adotado as cautelas necessárias, mantendo a menor nas dependências da escola, administrada pelo Poder Público, até a chegada do transporte escolar que a levaria até sua residência”, escreveu.

Completaram a turma de julgamento, de votação unânime, os desembargadores Fernão Borba Franco e Jarbas Gomes.