02 de fevereiro de 2026
TRANSTORNOS

Em 2 meses, temporais registram quase 800 ocorrências em Campinas

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/PMC
Operação Chuvas de Verão já contabiliza 789 ocorrências desde dezembro; Defesa Civil reforça alertas e pede atenção redobrada da população.

Operação Chuvas de Verão 2026 já contabilizou 789 ocorrências em Campinas entre dezembro do ano passado e o dia 28 de janeiro. O balanço foi apresentado durante reunião do comitê responsável pela operação, realizada na Sala de Resiliência do Paço Municipal.

Do total de registros, 147 foram quedas de árvores, 38 alagamentos em imóveis ou vias públicas e 15 quedas de muros. Os dados refletem o impacto das chuvas intensas que atingiram a cidade neste início de período chuvoso.

A reunião contou com a participação da Defesa Civil, além de representantes da Sanasa, Emdec, CPFL, Corpo de Bombeiros e das secretarias municipais de Habitação; Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Desenvolvimento e Assistência Social; Serviços Públicos, entre outras áreas envolvidas na resposta a emergências climáticas.

Entre as medidas discutidas está a instalação de placas de alerta próximas aos rios Atibaia e Jaguari, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos de nadar nesses locais, especialmente durante períodos de chuvas e elevação do nível da água.

Segundo o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, as altas temperaturas aumentam a procura por locais para banho, mas nem todos oferecem condições seguras. “As pessoas precisam ter consciência de que córregos, rios e afluentes nem sempre são seguros. Campinas conta com piscinas públicas, parque molhado e outras opções que unem lazer e segurança”, alertou.