29 de janeiro de 2026
DESASTRE NA ITÁLIA

Imagens mostram cidade empurrada para beira de precipício; VEJA

Por | da Rede Sampi
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução de vídeo/Ansa/X
O fenômeno, provocado por dias de chuvas intensas, deixou áreas inteiras do município à beira do colapso.

Mais de 1.500 moradores tiveram de deixar suas casas depois que o deslizamento de terra de grandes proporções atingiu Niscemi, no sudoeste da Sicília, na Itália. O fenômeno, provocado por dias de chuvas intensas, conitnua ativo nesta quarta-feira (28) e deixou áreas inteiras do município à beira do colapso.

Segundo autoridades locais, o solo começou a ceder no fim de semana e formou uma frente de cerca de quatro quilômetros, obrigando a evacuação total de três bairros: Sante Croci, Trappeto e Via Popolo. Aproximadamente 300 famílias foram realocadas para outras residências e para um centro esportivo da cidade.

Com cerca de 30 mil habitantes, Niscemi ficou praticamente isolada após o fechamento das principais vias de acesso. Imagens que circulam no país mostram prédios inclinados na borda do barranco e veículos próximos ao precipício.

O chefe da Defesa Civil italiana, Fabio Ciciliano, afirmou que há imóveis considerados inabitáveis e que parte dos moradores não poderá retornar às residências.

Moradores apontam a repetição de deslizamentos na região ao longo das últimas décadas sem ações preventivas efetivas. Um caso semelhante aconteceu há cerca de 30 anos e danificou dezenas de prédios.

O deslizamento é efeito do ciclone Harry, que atingiu a Sicília, o sul da Itália continental e a Sardenha. O governo italiano decretou estado de emergência nacional nessas regiões.

*Com informações da Reuters e Deutsche Welle