15 de janeiro de 2026
INVASÃO

Prefeitura de Sta Cruz abre sindicância após sumiço de arquivos

Por Priscila Medeiros | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo

A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo instaurou uma sindicância para apurar o desaparecimento de arquivos armazenados no servidor de dados do Departamento de Compras. A medida foi solicitada pela Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos nesta quarta-feira (14), diante da gravidade do caso e do risco de prejuízos à continuidade dos serviços públicos e à segurança de informações sensíveis da administração.

A irregularidade veio à tona após um funcionário do setor relatar a ausência de documentos em uma pasta do servidor. Ao verificar a situação, a secretária responsável constatou que os arquivos realmente tinham sido excluídos e, enquanto acionava o diretor-geral da Secretaria Municipal de Tecnologia, Indústria e Comércio, novas exclusões teriam ocorrido em tempo real.

Diante do ocorrido, o Departamento de Tecnologia bloqueou imediatamente os acessos ao servidor do Departamento de Compras e abriu um chamado técnico para apurar se a exclusão dos arquivos partiu de um terminal interno, com usuário logado, ou se houve invasão externa ao sistema.

O caso também foi registrado em boletim de ocorrência no Plantão da Polícia Judiciária de Ourinhos, que dará prosseguimento às investigações no âmbito criminal. Paralelamente, a sindicância interna foi aberta para apurar responsabilidades administrativas.

Segundo a prefeitura, equipes técnicas realizam vistorias nos computadores que possuem acesso ao servidor, em busca de possíveis vírus ou indícios de invasão, e trabalham de forma intensiva na tentativa de recuperar os arquivos deletados.