31 de dezembro de 2025
Decretado

Reajuste do IPTU e ITBI em Bauru será de 4,46% para 2026

Redação
| Tempo de leitura: 1 min

A Prefeitura de Bauru publicou na tarde desta terça-feira, em edição extra do Diário Oficial, o decreto com a correção do IPTU para 2026. O reajuste, para todos os imóveis, será de 4,46%, que é a inflação acumulada de dezembro de 2024 a novembro de 2025, pelo IPCA.

O pagamento à vista com desconto poderá ser feito até o dia 15 de abril, mesma data para o pagamento da primeira parcela, no caso de quem escolher pelo parcelamento. E pagamento à vista sem desconto vai até o dia 15 de maio de 2026. 

Lembrando que a Câmara Municipal não aprovou o projeto de lei que previa a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), o que mudaria os valores do IPTU e ITBI para mais e para menos, dependendo da localização na cidade. Por isso a prefeitura teve de fazer o reajuste por decreto, com base na inflação do período.

Um estudo técnico de atualização, feito por servidores municipais e entidades do setor imobiliário, que durou vários meses, mostrou que 60% dos imóveis bauruenses teriam reajuste para cima, enquanto aproximadamente 40% teriam redução no valor venal. Havia casos, inclusive, de imóveis no centro da cidade que teriam redução superior a 50%. 

Com a não aprovação do projeto de lei que revisava a Planta Genérica, o município deixará de arrecadar cerca de R$ 10 milhões no próximo ano, segundo informa a prefeitura.