29 de dezembro de 2025
SEMANA MOLHADA

Bauru terá final de ano e início de 2026 com chuva; veja previsão

Por Bruno Freitas | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Bruno Freitas
Por precaução, bauruense terá que sair de casa com o guarda-chuva todos os dias

Assim como ocorreu nos últimos dias, o tempo em Bauru continuará sujeito a chuvas, de moderadas a fortes, nos últimos dias de 2025, inclusive no réveillon, e também ao longo dos dias 1º e 2 de janeiro de 2026, devido à atuação de uma nova frente fria, segundo o Centro de Meteorologia da Unesp (IPMet). O instituto reforça que se tratam de condições normais do verão.

Para esta segunda (29), terça (30) e quarta-feira (31), um sistema de baixa pressão no interior do continente, associado a uma frente fria que se desloca pelo oceano, favorece a formação de instabilidades em todo o Estado de São Paulo. A previsão, portanto, é de sol entre nuvens, com áreas de chuva e trovoadas isoladas, algumas eventualmente fortes, que ocorrem principalmente nos períodos da tarde e da noite. As temperaturas devem apresentar leve declínio a partir de terça-feira.

Na quinta-feira (1º) e na sexta-feira (2), o tempo segue instável no Estado de São Paulo, com muita nebulosidade e previsão de pancadas de chuva isoladas. Em alguns momentos, essas chuvas podem ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas.

O que diz a Defesa Civil

A Defesa Civil emitiu um alerta à população para reduzir riscos durante o período de chuvas intensas, comuns no verão. As tempestades são caracterizadas por ventos fortes e grande volume de precipitação, podendo vir acompanhadas de trovoadas e raios, fenômenos que estão entre as principais causas de lesões e mortes relacionadas a eventos climáticos.

Segundo o órgão, os raios são mais frequentes nesta época do ano e podem atingir o mesmo local duas ou mais vezes.

A orientação é para que a população evite circular por pontos com histórico de alagamentos e redobre a atenção com árvores e cabos elétricos caídos. Durante tempestades, também podem ocorrer congestionamentos no trânsito, destelhamentos e prejuízos à infraestrutura urbana e às plantações.