05 de dezembro de 2025
DIAGNÓSTICO

Ressonância do HC de Bauru começa a funcionar nesta segunda


| Tempo de leitura: 1 min
Equipamento da Philips foi liberado para uso clínico

A partir desta segunda-feira (1), o Hospital das Clínicas (HC) de Bauru começa a fazer exames de ressonância magnética. A informação foi confirmada pelo professor José Sebastião dos Santos, diretor da Faculdade de Medicina de Bauru da USP (FMBru), e um dos idealizadores da implantação do HC na cidade.

O equipamento da Philips MR5300, de 1.5 tesla, foi liberado para uso clínico e marca um avanço significativo na capacidade diagnóstica do hospital, administrado pela Faepa. Ele havia chegado à unidade no dia 24 de outubro passado. Na ocasião, o diretor da FMBru comentou que a instalação da máquina reduziria a necessidade de deslocamento de pacientes para outras cidades.

De acordo com Júlio Alencar, diretor-geral do HC, a ressonância atenderá tanto pacientes da unidade quanto pacientes que aguardam na fila pelo exame em Bauru e região. "Amanhã terá início a etapa chamada Application, quando começamos os exames com os primeiros 20 pacientes", explica. "O aparelho foi totalmente financiado pelo Governo do Estado de São Paulo, a quem somos muito gratos, dentro do investimento de saúde para a consolidação do HC de Bauru".

O diretor ressalta que a ressonância magnética faz parte de um pacote de entregas ocorrido neste ano, que inclui ainda o Centro de Endoscopia Digestiva e Respiratória, e integra a rede de serviços de alta complexidade em saúde para a população de Bauru e região. "Vale ressaltar que as obras do hospital continuam, e novos serviços, como a expansão do centro cirúrgico, estão a pleno vapor", afirma.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, atualmente, 72 pacientes aguardam pelo exame em Bauru, com filas que ultrapassam um ano. A instalação da ressonância magnética eleva o hospital a um novo patamar de resolutividade em exames de imagem, essencial para diagnósticos precisos em diversas especialidades.