05 de dezembro de 2025
APÓS REGISTRO DE BO

Secretária de Igualdade Racial é exonerada pela Prefeitura de Jaú

Por Lilian Grasiela | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Prefeitura de Jaú
Na nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Jaú não detalhou as razões que levaram à exoneração de Luciane

Jaú - A secretária municipal de Igualdade Racial de Jaú (47 quilômetros de Bauru), Luciane Adélia de Camargo, foi exonerada do cargo, nesta quarta-feira (26), por, de acordo com a Prefeitura Municipal, "apresentar atitudes incompatíveis com o decoro do cargo que ocupava". Para o lugar dela na pasta, a administração anunciou o nome de Lucia da Silva, que iniciou os trabalhos nesta quinta (27), e ressaltou que ela "possui uma ampla história de luta e defesa da população negra de nossa cidade e dará sequência aos projetos já em andamento, além de implementar novas iniciativas".

Na nota enviada à imprensa, a prefeitura não detalhou as razões que levaram à exoneração de Luciane. Porém, a reportagem apurou que, no dia em que ela deixou o cargo, um servidor público que ocupa função comissionada na Secretaria de Igualdade Racial de Jaú registrou boletim de ocorrência (BO) contra a então secretária por suposta ameaça.

No registro policial, ele declarou que os dois tinham problemas há algum tempo em razão de "interferências indevidas" em seu trabalho e que nesta quarta-feira, no período da manhã, ela teria arremessado alguns livros na direção dele, sem causar lesões, e tentado lhe agredir fisicamente, sendo impedida por outros funcionários, além de ameaçá-lo.

O processo por crime de ameaça depende da oferta de representação por parte da vítima dentro de seis meses, o que não havia ocorrido até a publicação desta matéria, conforme apurado pelo JCNET/Sampi. Procurada pela reportagem, Luciane informou que irá se manifestar sobre os fatos "no momento oportuno", após consultar o seu advogado.