A ARLS Arquitetos de Ormuzd, tradicional loja maçônica localizada na avenida Rodrigues Alves, 8-56, Centro, em Bauru, sediou a conquista de 84 maçons ao grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA), o mais elevado dentro da Maçonaria. A honraria, concedida aos irmãos pelo Supremo Conselho do Brasil, órgão máximo do rito, foi celebrada com uma sessão ritualística simbólica, que reuniu cerca de 300 pessoas, na manhã deste sábado (22).
A elevação dos membros da Arquitetos de Ormuzd confere aos maçons um novo patamar de prestígio, visto que o grau 33 é dedicado apenas a lojas que se destacam significativamente pela contribuição à fraternidade e à sociedade, explica Francisco Antônio Ramos, bauruense que ocupa o cargo de assessor especial do Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil (GOB).
“Eventos dessa magnitude geralmente acontecem no Rio de Janeiro. Em Bauru, é uma novidade. Nossa cidade se afirma como um verdadeiro polo da Maçonaria, e a ARLS Arquitetos de Ormuzd, com seus 129 anos de história, é mais antiga do que o próprio município", destaca Francisco.
Ramos também explica que a Maçonaria escocesa é composta por uma sequência de 33 graus, sendo a elevação dos irmãos da ARLS Arquitetos de Ormuzd um reconhecimento da sua constante contribuição para os valores maçônicos. "Em um mundo cada vez mais conturbado, a Maçonaria representa a evolução através da união. Ela prega a melhoria da sociedade e, juntos, conseguimos fazer a diferença por meio do exemplo", afirma.
O evento também contou com a presença de membros de destaque, como o Soberano Grande Comendador Antonio Carlos Barbosa Ramos, presidente do Supremo Conselho para o grau 33, que viajou da capital carioca a Bauru para presidir a cerimônia.
Com a conquista do “ápice da pirâmide”, como descreve Francisco, Bauru ganha maior visibilidade no cenário e reconhecimento dos membros da diretoria nacional, que passaram pela cidade durante três dias antes da solenidade.