05 de dezembro de 2025
COFFEE BREAK

PF faz buscas em Bauru em operação sobre fraude em licitação

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min

Com apoio de equipes de Bauru, uma operação da Polícia Federal (PF) de Campinas denominada Coffee Break cumpriu, na manhã desta quarta-feira (12), mandados de busca e apreensão em um endereço no Jardim Aeroporto. A ação, realizada simultaneamente em três estados, apura supostas práticas ilegais envolvendo fraudes em licitações públicas.

Embora os alvos não tenham sido divulgados oficialmente, fontes indicam que o esquema pode ter envolvido entidades assistenciais usadas como fachada, além de empresas de mentorias e networking voltadas a empresários, utilizadas para mascarar a movimentação de recursos. A fonte dessa informação especificamente é o portal TV Agora Limeira.

Segundo a CBN Campinas, prefeituras municipais de municípios da região de Campinas estão sob investigação, como a de Hortolândia, cujo vice-prefeito foi preso. A Prefeitura de Sumaré é citada como local de cumprimento de mandados, em contratos de compra de materiais escolares. Secretarias municipais (como Educação, Administração) nessas cidades (Sumaré, Hortolândia) também foram alvos de busca.

A investigação contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, informa nota da PF. De acordo com o texto, os alvos poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e organização criminosa.

No total, foram expedidos 50 mandados de busca e apreensão e seis de prisão preventiva em São Paulo, no Distrito Federal e no Paraná, por determinação da 1ª Vara Federal de Campinas (SP).

O material apreendido será encaminhado para análise pericial.