Sexta cheia!
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, são aguardados em Bauru nesta sexta-feira (31). Há anos um presidente da Suprema Corte não cumpre agenda oficial no município. Ele estará em Bauru pela manhã, quando será inaugurado, por volta das 11h, o setor de Atendimento à Pessoa Custodiada (Apec), da Justiça.
MCMV
Já o vice-presidente Geraldo Alckmin é aguardado para a inauguração de 1.155 moradias do Residencial Vida Nova Harmonia, da Pacaembu Construtora, que contou com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), em parceria com o governo do Estado. O convite teria sido feito pela própria responsável pelo empreendimento.
Casa Paulista
Além de verbas federais, o projeto habitacional também recebeu recursos estaduais, por meio do programa Casa Paulista. Por essa razão, é possível que algum representante estadual também esteja presente. O JC/JCNET entrou em contato com a assessoria do vice-presidente e aguarda a confirmação oficial da agenda.
Pré-candidato 1
Aproveitando o mesmo voo, provavelmente em avião das Forças Armadas, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, ex-prefeito de Bauru, e do mesmo partido de Alckmin (PSB), virá junto. Com Rodrigo chegará a informação de que ele será candidato a deputado federal em Bauru, na eleição do ano que vem.
Pré-candidato 2
Para não mudar seu estilo de fazer política, pode ser que Rodrigo não confirme, de cara, aos jornalistas, sua pré-candidatura. Mas a amigos e aliados em Bauru o presidente do Ibama já deu seu ok. Essa vinda dele com Alckmin pode ser o início de muitas outras na reta final deste ano e ao longo de 2026.
Vai depender
Já o ex-governador Alckmin é cotado para ser candidato ao governo do Estado em 2026. Mas, segundo se comenta, ele só toparia a empreitada se o atual governador, Tarcísio de Freitas, for candidato a presidente da República. Desta forma, estaria aberta uma avenida no Estado. Mas com Tarcísio na disputa, o governador é amplamente favorito em qualquer cenário, mostram as pesquisas.
Em aberto
O presidente da Câmara de Bauru, Markinho Souza (MDB), afirmou no programa Cidade 360 desta terça (28) que ‘não tem nada descartado’ em relação à mudança ou ampliação do espaço que o Poder Legislativo ocupa há décadas na Praça Dom Pedro II. Ele respondeu a uma pergunta de Reinaldo Cafeo que falou sobre a alternativa de construção de um anexo e mesmo garagens no subsolo do prédio, em uma obra mais racional, econômica e rápida.
Licitações
Para defender a ideia da compra de um prédio, Markinho argumentou sobre a dificuldade com licitações para obras, citando como exemplo a recente pintura do prédio da Câmara, cuja contratada abandonou o serviço. ‘Foram 6 meses para fazer o distrato com a empresa...’, afirmou. Cafeo argumentou que se essa premissa for a regra, a administração pública em geral teria que parar.