A "explosão" de Vinícius Júnior ao ser sacado por Xabi Alonso no clássico contra o Barcelona, neste domingo (26), significou a sua 12ª substituição em 16 jogos que começou como titular sob o comando do técnico espanhol. O time merengue venceu o jogo por 2 a 1.
Vinícius Júnior participou de todos os 19 jogos, mas começou no banco ou foi sacado em 79% das partidas no comando de Xabi. O técnico espanhol fez a sua estreia no time merengue no empate por 1 a 1 com Al Hilal, pela estreia do Mundial de Clubes do ano passado.
A série de 12 substituições começou logo no jogo de estreia de Xabi. Vinícius Júnior deixou o campo aos 35min do segundo tempo, substituído por Víctor Muñoz, quando o placar já apontava 1 a 1.
Vini Jr. só jogou quatro partidas completas com o treinador espanhol: 1 a 0 sobre a Juventus (Copa do Mundo da Fifa), 4 a 1 sobre o Levante (Espanhol), derrota por 5 a 2 para o Atlético de Madrid (Espanhol) e 3 a 1 sobre o Villarreal (Espanhol).
O brasileiro começou no banco e entrou no decorrer do jogo em outras três oportunidades: Real Oviedo (Espanhol), Olympique de Marselha (Champions League) e Getafe (Espanhol).
Dos 19 jogos com Xabi Alonso, Vinícius Júnior:
Com Xabi Alonso, Vini Jr. acumula seis gols e cinco assistências em 19 jogos. Ele não balança as redes há três partidas, desde a vitória de 3 a 1 sobre o Villarreal, quando marcou duas vezes.
"Fico com muitas coisas positivas do jogo e boas coisas do Vini, mas falaremos, com certeza. Não quero perder o foco do que é importante, mas são coisas que falaremos. Dentro do grande jogo que foi, Vini trouxe muita coisa. Do resto, conversaremos."
Vinicius Jr pode ser punido após sua atitude no El Clássico. A informação é do jornal espanhol Mundo Deportivo.
O atacante pode ser multado em até 53 mil euros (R$ 331,3 mil) pela atitude contra o técnico Xabi Alonso. O camisa 7 reclamou muito, xingou, não cumprimentou o comandante merengue e ainda desceu para o vestiário. Ele voltou ao campo pouco depois.
A quantia de uma eventual punição financeira leva em consideração tanto uma tabela pré-estabelecida quanto o salário do jogador, que gira em torno de 1,25 milhão de euros (R$ 7,8 mi) brutos.
O brasileiro também pode ser suspenso da função e ter o salário congelado por até dez dias, caso o Real entenda que o episódio foi um "caso grave".