Os 63,8 milímetros de chuva registrados em Bauru nesta segunda-feira (13) pelo Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), além de causarem transtornos em diversos pontos da cidade, também contribuíram para o reabastecimento da lagoa de captação do Rio Batalha. O nível do manancial atingiu 3,46 metros nesta terça-feira (14), acima dos 3,2 metros considerados ideais para o fornecimento de água a cerca de 100 mil moradores que dependem do sistema.
Mesmo com a melhora no volume, o rodízio de abastecimento será mantido, conforme informou o Departamento de Água e Esgoto (DAE). E quem sabe agora o rodízio seja realizado regularmente, o que não ocorreu até os dias que precederam a chuva.
Em nota, a autarquia explicou que a análise sobre o racionamento é feita diariamente e que ainda é cedo para alterar o sistema. O DAE também reforçou o pedido de cautela e uso consciente da água por parte da população.
De acordo com o IPMet, apesar do tempo permanecer parcialmente nublado, não há previsão de novas chuvas nos próximos dias, devido à entrada de um sistema de alta pressão pós-frontal. A expectativa é que apenas no final da tarde de quinta-feira (16) áreas de instabilidade se desenvolvam novamente no interior do continente, favorecendo novas pancadas de chuva na região de Bauru.