O atleta de Kung Fu Richard Leutz embarca neste domingo (12), para o campeonato mundial na China. A competição bienal programada para ocorrer entre os dias 16 e 20 de outubro na cidade de Emeishan é um dos eventos mais importantes para o esporte.
Neste ano Richard, de 50 anos, foi convidado para integrar o time brasileiro que participará da categoria Jiti (formas em grupo com armas). Está é a segunda participação do atleta no evento, que já esteve presente em 2023 e conquistou o terceiro lugar nas categorias Hongjiaquan (Mãos de Hung Gar) e Shuangdao (Falcão Duplo).
“Um Campeonato Mundial é sempre a competição mais importante para um atleta, o teste mais desafiador. Representar o Brasil diante de tantos países é sempre uma tarefa muito complicada, onde anos de treinamento são postos à prova em pouco mais de um minuto de apresentação em cada categoria. O meu objetivo é subir mais um degrau no podium, embora saiba que é uma grande conquista a ultrapassar,” diz o atleta.
Após 40 anos praticando o esporte, Leutz já conquistou 15 medalhas em eventos na china. Sendo o mais importante o título de campeão no Mundial do estilo Hung Gar, na categoria de armas duplas em 2016.
Richard Leutz, além de competidor, é coordenador do projeto da Associação Garra de Tigre de Kung Fu, onde cuida do treinamento dos instrutores, alunos avançados e equipe de competição e também é professor no Núcleo da Unesp. Para esta competição, o atleta teve o apoio da Ecovita Construtora, do Fundo Municipal de Esportes e da Marmitaria Bom Bocado.