Garça - A Prefeitura de Garça (70 quilômetros de Bauru), por meio da Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Vigilância Sanitária e a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), está realizando ações de investigação, bloqueio vacinal e monitoramento em núcleos de saúde e em estabelecimentos de ensino do município em razão de casos suspeitos de sarampo.
Segundo a administração, essas medidas foram adotadas após o atendimento médico de crianças que apresentaram exantema (manchas vermelhas na pele) e outros sintomas compatíveis com a doença. "Reforçamos que não há casos confirmados em Garça. Os casos suspeitos estão em investigação e aguardando resultado de exames", informa, em nota.
As providências adotadas incluem a avaliação da caderneta de vacinação de todos os contatos próximos dos casos suspeitos; monitoramento clínico dos envolvidos; e bloqueio vacinal nas áreas identificadas.
"Em caso de sintomas como febre alta e manchas vermelhas pelo corpo, procure imediatamente uma unidade de saúde, utilizando máscara, para reduzir o risco de contágio caso a suspeita seja confirmada", orienta o Executivo. "A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação é a principal forma de prevenção".