14 de dezembro de 2025
CAMINHÃO-PIPA

'Estamos sem água há 6 dias', diz morador do Ipiranga, em Bauru

Por Mateus Ferreira | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Moradores da Vila Ipiranga, em Bauru, relataram nesta terça-feira (16) que estão há seis dias sem água nas torneiras. O abastecimento tem sido feito por caminhão-pipa, mas o serviço não atende todas as casas das imediações da quadra 13 da rua Moacyr Teixeira. E quem recebe o líquido conta com quantidade suficiente apenas para tarefas essenciais do dia a dia, como para cozinhar e para higiene pessoal.

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) confirma que tem registrado abastecimento de forma intermitente em alguns pontos altos da Vila Ipiranga, bairro que integra o sistema de abastecimento elevado do Jardim Ouro Verde (leia abaixo).

João Vitor, 29 anos, vive no local há sete anos e reitera que nem nos dias previstos pelo rodízio a água chega. Outra reclamação, comum em períodos de rodízio, é que o líquido não pode ser colocado nas caixas instaladas sobre as casas, o que atrapalha a rotina dos moradores.

A Vila Ipiranga integra o rodízio definido pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) em razão da crise no sistema ETA/Batalha. O nível da lagoa de captação está em 1,79 metro, muito abaixo do ideal para abastecer os cerca de 100 mil munícipes que dependem do manancial, que é de 3,20 metros.

Segundo a autarquia, além do racionamento decorrente da seca, a dificuldade na região é potencializada por um elevado consumo de água identificado na região, o que torna a recuperação da pressão na rede mais lenta e com risco falta de água em períodos do dia de maior consumo.

“Para mitigar esse efeito e garantir a equidade na distribuição da água potável disponível, a equipe técnica do DAE trabalha em tempo integral na execução de manobras operacionais, redirecionando o abastecimento aos pontos estratégicos de maior necessidade, além do atendimento emergencial com caminhões-pipas até às 22h, todos os dias”, informa nota enviada pelo departamento.

De acordo com ele, a autarquia reforça que o consumo consciente por parte de todos também é parte fundamental para que o cronograma do rodízio tenha eficácia e orienta que casos emergenciais de desabastecimento sejam comunicados pelo telefone 0800 771 0195 para avaliação e possível envio de caminhão-pipa.