Os índices de ocorrência de acidentes no trânsito de Bauru e as medidas que vêm sendo adotadas para amenizar as mortes, as sequelas físicas e os danos ocorridos, foram motivos de reunião com vereadores e autoridades da área ('Câmara debate segurança no trânsito, que já fez 14 mortes', Manchete do JC, 11/9).
A iniciativa de todos que participaram dessa reunião é salutar e temos que punir com os rigores da Lei de Trânsito os que a desobedece. Mas é importante também educarmos e apresentar novas alternativas e uma delas seria a implantação da Faixa Azul no trânsito de Bauru.
Importante salientar que a Faixa Azul é uma sinalização exclusiva para motos em que cuja implantação na capital paulista resultou em uma redução de 47,2% nas mortes de motociclistas nos trechos onde a medida foi aplicada. E que está ocasionando menos conflitos verbais e físicos entre motoristas de automóveis e motos.
E esses dados são da CET-Companhia de Engenharia de Tráfego. Além da capital, municípios da Grande São Paulo também aderiram à iniciativa.
Aliás, o governo federal estuda implantar a obrigatoriedade de Faixa Azul para motos em todo País inspirado em experiências internacionais. Todavia, é necessário esclarecer que a Faixa Azul ainda não foi regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro e essas iniciativas de implantação são consideradas de uso experimental autorizadas pela Senatran-Secretaria Nacional de Trânsito, conforme Resolução do Contran-Conselho Nacional de Trânsito.
A nossa sugestão para Emdurb e Câmara Municipal é que Bauru se inscreva e se ofereça no Senatran para participar também deste uso experimental da Faixa Azul para motociclistas. Seria uma das decisões que vão ajudar a diminuir os acidentes e as mortes no nosso trânsito.
PS - O ministro Fux condenou mais de 600 réus dos atos golpistas por crimes em que absolveu o Bolsonaro e a cúpula. Ou seja, é a velha máxima de que 'pau que dá em Chico não dá em Francisco'!