14 de dezembro de 2025
TODOS JUNTOS

Basquete e OAB aderem à campanha 'Franca Tem Voz'

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Wilker Maia/GCN
Evento de lançamento da campanha 'Franca Tem Voz', no auditório da Acif

A campanha “Franca Tem Voz” (#VoteFranca), lançada há duas semanas, já reúne nove apoiadores oficiais. O movimento, apartidário, pretende fortalecer os candidatos locais nas eleições para deputado federal e estadual de 2026, diante do risco de a cidade ficar sub-representada na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa.

A iniciativa foi idealizada por Acif, Cocapec, Unimed, portal GCN e rádio Difusora. Para o presidente da Acif, Fernando Rached Jorge, trata-se de um compromisso coletivo com o futuro de Franca. Segundo ele, quando as entidades se unem, "fortalecem a conscientização do eleitor e aumentam as chances de garantir representatividade política, essencial para trazer recursos, obras e oportunidades para Franca e região".

A campanha recebeu a adesão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Franca. A presidente da entidade, Luiza Gouvêa, afirmou que a presença de representantes em São Paulo e em Brasília é fundamental para garantir investimentos e melhorias essenciais à região. Na avaliação dela, “esse movimento para conscientizar a população a conhecer e votar nos candidatos de Franca, para que nós tenhamos voz nesses lugares políticos, para que investimentos venham para Franca, para que a cidade esteja no cenário estadual e nacional, é muito importante”.

Gouvêa acrescentou que a força política também é essencial para a advocacia e para o bom funcionamento da Justiça. Ela lembrou que muitas demandas que envolvem a cidadania e o Judiciário – seja na esfera estadual, federal ou trabalhista – dependem de representação política, como a instalação de novas varas da Polícia Federal, de postos fiscais e de outros serviços públicos. “É de extrema relevância para toda a população de Franca e para a advocacia, inclusive”, destacou.

Na capital nacional do basquete, não poderia faltar o apoio do Franca Basquete. O presidente do clube, Luís Aurélio Prior, disse que a cidade precisa ter maior representação política. “Faz tempo que não temos deputado federal, onde há mais oportunidades e recursos para nossa cidade. Com isso, proporcionaria novos investimentos em todas as áreas, principalmente saúde, segurança e infraestrutura”, afirmou.

Além da OAB e do Franca Basquete, outras sete instituições já aderiram ao movimento: CDL, Ciesp, Conselho de Mestres de Maçonaria, Magazine Luiza, Rádio Marcelo Valim, Sebrae Franca e Uni-Facef.

Para Fernando Rached Jorge, engajar-se na campanha é mais do que apoiar uma causa: “é mobilizar a sociedade e assumir o dever de construir, juntos, uma Franca mais forte e representada nos espaços de decisão”.