O líder da oposição na Câmara, deputado Luciano Zucco (PL-RS), afirmou nesta quarta-feira (10) que o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), “acabou com o teatro criado por Alexandre de Moraes” no julgamento da tentativa de golpe atribuída ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a aliados.
Leia mais: Veja principais pontos de Fux no julgamento de Bolsonaro
Em publicações nas redes sociais, Zucco declarou que Fux “honra a toga” e que, por enfrentar o que chamou de “sistema”, o magistrado “vai precisar de toda defesa da oposição”. O parlamentar acompanhou presencialmente o quarto dia do julgamento e divulgou um vídeo em que defende a anulação do processo.
O comentário foi feito após Fux acolher preliminares que questionam a competência da Primeira Turma do STF para julgar a ação penal. Para o ministro, o caso deveria ser remetido à primeira instância ou, se mantido no Supremo, analisado pelo plenário da Corte.
Até agora, o placar está em 2 a 0 pela condenação de Bolsonaro e outros sete réus, com votos de Alexandre de Moraes, relator, e Flávio Dino. Fux foi o terceiro a se manifestar.