05 de dezembro de 2025
OPINIÃO

Animais de grande porte dentro da cidade de Bauru, o que fazer? 

Mariana Fraga Zwicker
| Tempo de leitura: 2 min

A Coluna Animal dessa semana vai trazer novamente um assunto bem complexo que é a questão dos animais de grande porte que circulam dentro do município de Bauru. Infelizmente nessa semana, dia 04 de setembro mais especificamente, esse assunto voltou à tona após um acidente ocorrido na rodovia Bauru-Marília envolvendo um equino e um motociclista, infelizmente ambos tiveram a morte instantânea.
Até poucas décadas atrás grande parte da população brasileira morava na zona rural, com o êxodo rural os homens do campo vieram morar na cidade, mas continuaram com alguns costumes do campo como a criação de animais de grande porte tais como equinos, bovinos e suínos em nosso município. Até fins da década de 40 em São Paulo, burros eram utilizados para coleta de lixo domiciliar carregando em seus lombos toneladas de lixo por ruas não asfaltadas, uma cena de filme de terror. Esses animais também trabalhavam carregando frutas, leite e bebidas até o surgimento de veículos automotores quando esses animais foram aposentados após décadas de trabalho escravo.
Em Bauru em 2025 a realidade continua dura para muitos animais de grande porte que ainda são utilizados pela população das classes sociais mais vulneráveis moradoras das periferias da cidade. Esse é um assunto bem delicado e complexo ao mesmo tempo, uma vez que uma parte da população utiliza o veículo de tração animal (VTA) para o sustento de sua família. Muitos desses animais são deixados soltos em locais públicos para pastar e acabam indo para a rodovia que passa dentro do município levando a quase cem por cento dos casos óbito do motociclista ou motorista e também do animal. A lei municipal 7055 de 2018 proíbe a criação de animais de grande porte dentro do perímetro urbano de Bauru e a lei municipal 7396 de 2020 altera a lei anterior reforçando a proibição da criação de animais de grande porte dentro da cidade. 
Quando um animal de grande porte for visto circulando dentro do município, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deve ser acionado para que os animais sejam recolhidos através do telefone (14) 31038050 de segunda a sexta feira das 08 da manhã as 17 horas e aos finais de semana e feriados a Polícia Militar deve ser acionada através do telefone 190 para que entre em contato com o telefone de plantão do CCZ para que este recolha os animais.
Bauru precisa com urgência que a Secretaria do Bem Estar Social (SEBES) faça um censo da quantidade de animais de grande porte e de pessoas que usam o Veículo de Tração Animal (VTA) como forma de sustento para que possam ser criadas políticas públicas para que essa pessoas possam desenvolver suas atividades sem o uso do VTA como já acontece em alguns municípios com o chamado “cavalo de lata” um veículo elétrico geralmente triciclo, criado para substituir as carroças no transporte de cargas e na coleta de materiais recicláveis. 
Mariana Fraga Zwicker
Advogada e Ativista pelos Direitos Animais