14 de dezembro de 2025
ARGENTINOS

Ex-Boca e River, irmãos trabalham com arte de rua em Bauru; VÍDEO

Por Bruno Freitas | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Bruno Freitas
Tomas e Ignacio ganham a vida com arte baseada no futebol da infância

Dois argentinos, nascidos em Buenos Aires e que já rodaram várias cidades do Brasil, desembarcaram definitivamente em Bauru nesta quinta-feira (4). Eles ganham a vida com arte de rua, mostrando, por exemplo, habilidades com embaixadinhas nos semáforos do Centro. O JC/JCNET acompanhou de perto a dupla. Veja o vídeo!

Na manhã de hoje, Tomás Savarese, 32 anos, se apresentou de camiseta azul. O irmão mais novo, Ignacio Nicolás Savarese, 31, usava preto. Ambos cresceram e jogaram futebol na capital argentina, mas deixaram o país de Messi e Maradona antes da pandemia, em busca de melhores condições no Brasil, diante da crise econômica na Argentina.

Na adolescência, segundo eles, Tomás — canhoto — chegou a atuar nas categorias de base do Boca Juniors. Já Ignacio passou pela base do rival River Plate, os dois clubes mais tradicionais do país. No entanto, o sonho de se tornarem jogadores profissionais não se concretizou.

Hoje, levam uma vida simples e misturam as habilidades que têm com os pés com os truques aprendidos no circo, onde também atuaram. Tomás está sozinho em Bauru, enquanto Ignacio veio acompanhado da esposa, Verónica, e da filha Caju, de 9 meses.

Com sotaque, mas entendendo bem o português, eles elogiaram a cidade.

“Aqui a cidade é muito boa, melhor que São Paulo, onde estivemos recentemente. Lá, além do perigo do dia a dia, tudo é muito longe e o custo de vida é muito caro. O cafezinho lá custa mais do que o dobro aqui. Estivemos em Araraquara há pouco tempo também, mas Bauru é melhor para morar”, contou Tomás, que já viveu na cidade entre 2019 e 2021 e indicou o local ao irmão.

Nesta quinta, eles se apresentam em ruas próximas à Avenida Rodrigues Alves. A maior dificuldade do trabalho apresentado para obter renda, segundo eles, é que muitos motoristas não andam mais com dinheiro. Para superar isso, abriram uma conta com Pix para receber contribuições e garantir o sustento da família. O número é 71992000484 (Pix/CPF).

O roteiro de apresentações deve variar entre diferentes ruas, mas o foco continuará sendo o Centro de Bauru.