14 de dezembro de 2025
EM BAURU

Roda Sesc de Cinemas Negros celebra olhares que reinventam o País

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
'Salão de Baile'

Até a próxima quinta-feira, dia 11, o Sesc São Paulo realiza a 4ª edição da OJU - Roda Sesc de Cinemas Negros. Com uma programação diversa, a mostra acontece em unidades do Sesc da Capital e da Grande São Paulo e do Interior, incluindo Bauru. A proposta valoriza a diversidade e a força política do audiovisual negro. Com uma programação que reúne filmes, debates, oficinas, rodas de conversa e shows, a mostra multicultural é dedicada a evidenciar a diversidade de criadoras e criadores negros e a potência histórica do audiovisual brasileiro. A maior parte das atividades é gratuita e aberta a todos os públicos, ampliando o acesso e o diálogo com diferentes comunidades.

Ao propor ações formativas, encontros e bate-papos, para além da exibição de filmes, a OJU propõe ampliar o debate acerca das questões raciais e viabilizar experiências mais democráticas e acessíveis a diversos públicos.

PROGRAMAÇÃO

Exibição: 'Samuel Foi Trabalhar' - Diretor: Janderson Felipe, Lucas Litrento - Prestes a ser formalmente contratado e abandonar a informalidade laboral, Samuel encontra-se perturbado por aquilo que simboliza seu trabalho atual, a fantasia de engenheiro que veste diariamente, objeto que agora o persegue de maneira inquietante.

Exibição: 'Brasiliana : O Musical Negro que Apresentou o Brasil ao Mundo' - Diretor.: Joel Zito Araújo - O documentário resgata a trajetória da companhia de teatro de mesmo nome que percorreu mais de 90 países ao longo de seus 25 anos de trajetória.

Sexta (5), a partir das 19h. Grátis. Recomendação etária: Livre - Ingressos no dia das exibições, a partir das 14h, em sescsp.org.br/bauru ou presencialmente, às 18h30

Bate-Papo: Joel Zito e a Representatividade Negra no Cinema Brasileiro - Com Joel Zito Araújo, cineasta e pesquisador - Em uma conversa com o público sobre o documentário "Brasiliana, o Musical Negro que Apresentou o Brasil ao Mundo", o diretor Joel Zito destaca o seu processo de produção e aspectos narrativos a respeito da obra.

Sexta (5), às 21h. Grátis. Recomendação etária: 12 anos

Bate-papo: Roda de Conversa: Produção Independente no Cinema Negro Contemporâneo - com Fagner Bruno, Eddie Mansan, e Thainara Pereira - Debate sobre narrativas autorais, financiamento, produção, distribuição e representatividade no audiovisual brasileiro, destacando vozes que reinventam a linguagem cinematográfica a partir das perspectivas negras.

Terça (9), às ,19h30. Grátis. Recomendação etária: 16 anos

Exibição: 'Salão de Baile: This Is Ballroom' - Dir.: Juru, Vitã | Brasil | 2024 | 92 min. Na cidade do Rio de Janeiro e arredores, jovens LGBTQ negros recriam a cultura Ballroom à sua maneira. Um retrato de seus dramas, das performances de voguing e da arte do shade, 50 anos após o surgimento desse movimento em Nova York.

Quinta (11), às 19h30. Grátis. Recomendação etária: 14 anos. Ingressos no dia da exibição, a partir das 14h, em sescsp.org.br/bauru ou presencialmente, às 18h30.