A quase três meses do fim do ano letivo, os alunos e funcionários da rede municipal de Bauru ainda não receberam os kits de uniformes escolares, que incluem camisas de manga longa, calças, jaquetas, tênis, pares de meia e outros itens. A distribuição deveria ter ocorrido no início das aulas de 2025, mas, segundo a prefeitura, devido a problemas licitatórios, a entrega atrasou e, agora, está prevista para este mês de setembro (leia mais abaixo).
Mara Lúcia, que é mãe de Lara Beatriz, de cinco anos, disse ao JC que faz dois anos que a filha não recebe trajes escolares novos. "Para mim isso é muito difícil porque não tenho condições de comprar roupas para ela usar na creche. Ela só veste peças usadas. Por ser intolerante a lactose, preciso deixar trocas de roupa para ela na mochila. Nessas condições, certamente, o uniforme faz falta", conta.
Algumas famílias, para evitar que os filhos fiquem sem os trajes, compraram com recursos próprios no comércio de Bauru. É o caso de Alexsandra Dias, mãe de um filho de dois anos e seis meses da rede municipal. "Seria muito melhor se a prefeitura entregasse os uniformes porque às vezes uma roupa fica suja e faz falta para o outro dia. Além disso, acaba prejudicando a qualidade daquelas que seriam de passeio", acrescenta.
Pela privação dos novos, a filha de seis anos de Natalia Fragnan ainda usa os itens do kit de 2024. "Ela cresceu e as roupas começaram a apertar. Mas temos que ficar com isso mesmo porque é o que temos", lamenta.
No ano passado os uniformes também foram entregues às escolas da rede municipal de ensino com atraso. Na época, a negociação firmada com a empresa J. Dias Comércio Confecções chegou a ser rejeitada pelo Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP), que a julgou como irregular.
O contrato de compra de uniformes escolares formalizado em 2024 pelo governo municipal custou até 96% a mais do que a aquisição realizada no ano anterior, em 2023, com a mesma empresa, aliás.
ATRASOS
De acordo com informações preliminares obtidas pelo JC, foi somente no fim do primeiro semestre de 2025, pouco antes das férias escolares, que a Secretaria Municipal da Educação realizou as pesquisas de numeração para aquisição de uniformes.
Em nota, a Prefeitura de Bauru afirma que o atraso se deu devido a "problemas no processo licitatório, que apresentou entraves burocráticos, sendo necessário reiniciá-lo em maio".
As remessas que devem chegar no próximo mês são provenientes de uma contratação emergencial, segundo a prefeitura. "Além disso, a Secretaria já iniciou o processo de aquisição dos uniformes para 2026, a fim de garantir a entrega com antecedência no próximo ano", finaliza a nota.