Hoje em dia muito se fala sobre Organização, e já sabemos que é uma habilidade que está cada vez mais sendo valorizada. Seja no ambiente de trabalho, na gestão do tempo, na nossa casa ou em qualquer espaço físico, a capacidade de se organizar proporciona um aumento significativo e real na produtividade, na qualidade de vida e no bem-estar.
Mas o que realmente é mito ou verdade do tanto que é divulgado? Nessa coluna vou desmistificar alguns conceitos. Vamos lá!
MITOS
• Organização é uma característica inata. A organização é uma habilidade que pode, e deve, ser aprendida e desenvolvida. Algumas pessoas podem "nascer" organizadas, mas todos podemos aprender e desenvolvê-la.
• A organização limita. Algumas pessoas acreditam que adotar um método de organização pode bloquear sua criatividade. Organização não é sobre rigidez. Muito pelo contrário, a organização quando eficaz pode ajudar a criar uma estrutura que liberte a sua criatividade.
• Organização é apenas para pessoas metódicas. Pessoas de todos os tipos podem se beneficiar da organização. Porque as técnicas podem te ajudar a simplificar as tarefas cotidianas, reduzir o estresse e aumentar sua produtividade. O segredo está em criar sistemas para as suas preferências, rotina e estilo de vida.
• Organização é uma meta a ser alcançada. Se for encarada dessa maneira, você pode demorar para começar por nunca encontrar as condições ideais, ou ainda, se frustrar por não vê-la concluída.
• Organização precisa de investimento e equipamentos e/ou organizadores. Na verdade, para levar uma vida organizada, você precisa muito mais de uma mudança de hábitos e comportamentos. Claro que ferramentas como agendas, aplicativos, e acessórios organizadores são úteis, mas a verdadeira chave para a organização está em nossa disponibilidade para incorporar hábitos e comportamentos.
VERDADES
• Organização requer manutenção. Muitas pessoas acreditam que a organização é um evento isolado. Como se bastasse tirar um dia para organizar sua agenda ou guarda-roupa, estivesse resolvido para sempre, mas não! Organizar é sobre criar sistemas que facilitem o cotidiano. A vida é cíclica, portanto, adaptações e alterações sempre surgirão.
• Organização é um processo contínuo. Pode e deve sempre ser aprimorada e adaptada. Ela é, em primeira instância, uma ferramenta que deve ser usada a seu favor. Comece aos poucos, como a criação de uma lista de tarefas diárias, o uso de uma agenda para compromissos, a categorização de seus documentos ou só a gaveta de lingerie. Devagar você perceberá uma grande diferença na sua rotina e no seu espaço físico.
• Organização não é apenas para o ambiente de trabalho. Com certeza apesar de facilitar muito o dia a dia no trabalho e aumentar a produtividade, a organização é importante em todas as áreas da vida, seja na casa, nas finanças e na saúde. Manter a casa organizada, reduz o estresse e melhora a qualidade de vida de todos.
• Organização requer planejamento. O fundamental na organização é criar sistemas específicos para as suas necessidades, gerando economia de tempo, redução do estresse e bem-estar.
• Organização é adaptação. Há quem acredite que a organização é inflexível. Quando na verdade, para levar uma vida organizada você precisa desenvolver a habilidade de se adaptar a diferentes contextos e situações. Ter sistemas e rotinas estabelecidas não significa que você não deva ajustá-los quando necessário.
Agora sim, com todas as dúvidas esclarecidas, bora tornar a sua vida muito mais organizada! Abençoada semana!