15 de dezembro de 2025
35 MIL PESSOAS

Público prestigia festa de 129 anos de Bauru com bolo

Por Cássia Peres | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Douglas Willian
Prefeita Suéllen Rosim (PSD) e outras autoridades cantaram o tradicional 'Parabéns a você'

Um grande público prestigiou nesta sexta-feira (1), feriado municipal, o segundo dia da festa de aniversário dos 129 anos de Bauru, com 20 mil porções embaladas de bolo de laranja com gotas de chocolate. Os portões do Recinto Mello Moraes, onde o evento acontece até o encerramento neste sábado (2), foram abertos às 15h.

Segundo a prefeitura, cerca de 28 mil pessoas compareceram ao Recinto na quinta-feira (31), primeiro dia da festa. Na sexta, por sua vez, o público subiu para 35 mil. A expectativa é de que seja ainda maior neste sábado, com o show de Alexandre Pires.

Armazenados em um caminhão frigorifico, os bolos foram produzidos pelo curso de culinária do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Bauru e distribuídos individualmente à população pelos grupos de escoteiros Tiradentes 45º SP e Guia Lopes e pela Secretaria de Assistência Social.

Os ingredientes do bolo foram obtidos pelo Fundo Social da Solidariedade junto a parceiros e apoiadores. Para Ana Laura, que ficou em um dos primeiros lugares da fila, a novidade chamou a atenção. "Já venho à festa há cinco anos. Achei bacana o bolo estar embalado nesta edição porque é mais higiênico", destaca.

A fila reuniu centenas de bauruenses e a entrega foi realizada logo depois do tradicional 'Parabéns a Bauru', cantada pela prefeita Suéllen Rosim (PSD) e por outras autoridades presentes e entoada pela Banda do Senai no palco do evento.

A prefeita Suéllen Rosim (PSD), o presidente do Legislativo, Markinho Souza, além de outros vereadores, secretários e autoridades estiveram no palco. Ao JC, a titular do Executivo afirmou que, para o novo ciclo de Bauru, a expectativa é de progresso. "Cada ano que passa a gente dá um novo significado à vida e, enquanto cidade, esse também é o objetivo", concluiu.

Em 2025, a festa contou pela primeira vez com um parque de diversões para crianças e adultos. Um lote de 5 mil ingressos solidários — que garantiam a entrada nos brinquedos — foi disponibilizado ao público. Dois ingressos eram repassados a cada quilo de alimento doado, com limite de até três quilos de alimentos por pessoa.

Todos os bilhetes se esgotaram antes mesmo de o relógio marcar meio-dia.

"A iniciativa foi um sucesso. Estamos muito felizes e a cada ano melhorando a estrutura da festa de Bauru", destacou o secretário de Cultura, Roger Barude. Além disso, a celebração também contou com um festival de pipas.

Entre os cerca de 200 participantes estava João Lucas, que foi preparado para a diversão. Levou a pipa que ele mesmo confeccionou, carretilha, fita crepe e até desodorante, para seguir "cheiroso" durante a competição.

Os primeiros colocados receberam troféus. Já os segundos e terceiros lugares, nas categorias pipa maior, menor e mais criativa, foram homenageados com medalhas. A organização destaca que o festival está na sua segunda edição e simboliza o resgate de uma tradição antiga do município.