A festa do aniversário de 129 anos de Bauru começa nesta quinta-feira (31/7) e segue até sábado (2/8), com muitas atrações no Recinto Mello Moraes. A entrada é gratuita. A festa de aniversário já é tradicional e terá shows, festa do sanduíche Bauru, bolo, festival de pipas e parque de diversões. A realização e organização é da Prefeitura de Bauru, com o apoio de diversos parceiros.
Entre as atrações estão artistas como Gustavo Mioto, Rosa de Saron, Aline Barros e Alexandre Pires, e o espetáculo infantil Maria Clara e JP. A festa terá ainda espaço nos três dias para apresentações de artistas regionais, que foram selecionados pelo edital 'Cultura em Ação' e receberão cachê da Secretaria de Cultura, valorizando a música e a arte de Bauru. O evento tem ainda importância para a economia, com a presença do comércio ambulante, que comercializará alimentos e bebidas.
Os portões serão abertos ao público nesta quinta-feira às 17h, sexta-feira às 9h, e sábado às 10h. A entrada com coolers e caixas de isopor é permitida, assim como latas e garrafas de plástico. No entanto, é proibida a entrada com garrafas de vidro e qualquer material perfurante ou cortante, como facas, estiletes, canivetes, entre outros.
A segurança será realizada pela Polícia Militar (PM), atividade delegada, vigilantes da prefeitura, e por seguranças terceirizados contratados pelo município, garantindo que o evento possa ocorrer com segurança para toda a população.
CELEBRA BAURU
O tradicional sanduíche Bauru será comercializado no Recinto Mello Moraes. O 'Celebra Bauru', com o sanduíche Bauru em todos os dias do evento e a distribuição do bolo no dia 1 de agosto, é realizado e organizado pela Associação das Entidades Assistenciais e Proteção Social de Bauru (Aeaps), em parceria com a Prefeitura de Bauru, Confiança Supermercados, Mondelli e Unimed, e apoio de Paschoalloto, HCosta, Concilig, Allma Milazzo, Ecovita, Gelo Ceasa, Top Fruit, Soeto, Grupo Maltez, Vero, Mescla, Palamim, Ciclo Gerenciamento de Resíduos, Boss Soluções Ambientais, Ingrediente Comunicação, Lume Light, Social Bauru, TV Record, Band, 94FM, 96FM, Revista Atenção, JC e JCNET.
Cada sanduíche custa R$ 25,00. A renda das vendas será totalmente destinada para 29 entidades assistenciais de Bauru, que também vão trabalhar durante o evento na produção dos lanches. A venda dos 20 mil vales foi realizada pelas entidades, e o sanduíche Bauru será também comercializado e entregue nesta quinta-feira das 18h às 22h, e nesta sexta-feira e sábado das 10h às 22h, no Recinto Mello Moraes.
FESTIVAL DE PIPAS
Outra atração será o festival de pipas, que já foi realizado no ano passado. O festival será na sexta-feira, das 9h às 15h. Serão entregues os prêmios para a maior pipa, menor pipa, a mais criativa, e os pipeiros mais velho e mais novo - com documento que comprove a idade. A premiação está marcada para às 16h30, no palco principal do evento. Não será permitido o uso de cerol ou cortante, sob pena de responsabilização das pessoas que utilizarem. O festival ocorrerá em uma área delimitada do Recinto Mello Moraes, e não será permitido soltar pipa em outros espaços.
Interdições
A Emdurb promove alterações no trânsito nas imediações do Recinto Mello Moraes a partir desta quinta-feira (31), por conta de eventos programados para o local. Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, será implantada sinalização de proibição de estacionamento em ambos os lados da avenida José Henrique Ferraz, do quarteirão 14 ao 17. No lado par da via, o estacionamento será totalmente proibido. Já no lado ímpar, a restrição vale para todos os veículos, com exceção dos ônibus do transporte coletivo urbano.
Também haverá interdições temporárias de vias nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto, sempre no período das 17h às 23h50, com exceção da quinta-feira (1º), quando o bloqueio terá início às 7h da manhã. Serão interditados os cruzamentos da rua Nicolau Delgallo com a avenida José Henrique Ferraz e com a rua Estados Unidos; da rua Moisés Fidélis da Motta com a rua Canadá; e da rua Pedro Fernandes com as ruas Gilberto Barreto Finazi e Alfeu Cariola - neste último ponto, o acesso será permitido apenas aos moradores do quarteirão.
A Emdurb recomenda que os motoristas evitem circular pela região nos horários previstos de interdição e reforça a importância de respeitar a sinalização que será implantada nos arredores do recinto.