17 de dezembro de 2025
ALERTA

Frente fria avança e Defesa Civil alerta Vale e Litoral Norte

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Da redação
Reprodução
Tempo pode mudar no Vale

A passagem de uma frente fria pelo estado de São Paulo, nesta segunda-feira (28), deve provocar rajadas intensas de vento, afetando diretamente as regiões do Litoral Norte e do Vale do Paraíba. O alerta foi emitido pela Defesa Civil Estadual, que destaca o risco de queda de árvores, destelhamentos e danos estruturais.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Segundo o órgão, o sistema meteorológico provocará instabilidades atmosféricas, com ventos fortes e pancadas de chuva isoladas. Embora os volumes de precipitação não devam ser expressivos, a intensidade das rajadas pode trazer transtornos, especialmente em áreas urbanas e arborizadas.

As rajadas mais severas devem atingir a Faixa Leste do Estado, abrangendo o Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, Região Metropolitana de São Paulo, e com destaque para todas as cidades do Vale do Paraíba e o Litoral Paulista, incluindo Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela.

A Defesa Civil recomenda que a população reforce portas, janelas e telhados, evite se abrigar sob estruturas metálicas frágeis, retire objetos soltos de áreas externas e não estacione veículos próximos a árvores ou postes. Em caso de emergência, os contatos são: Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).

Ressaca.

Além dos ventos, o Litoral Norte deve registrar ressaca marítima, com ondas de até 3 metros de altura. A recomendação é para que pescadores, embarcações de pequeno porte, praticantes de esportes aquáticos e banhistas redobrem a atenção durante o período de instabilidade marítima.

Temperatura. 

Na terça-feira (29), a frente fria se afasta do Estado e dá lugar a uma massa de ar polar, que provocará uma queda significativa nas temperaturas, com impacto direto em regiões serranas e cidades do Vale do Paraíba.