A Prefeitura de Campinas lançou um serviço de teleorientação do programa Acesso Fácil Saúde Campinas, que permite a pacientes do SUS tirarem dúvidas e receberem orientações de médicos e enfermeiros por videochamada, sem sair de casa. A iniciativa amplia os recursos digitais da saúde municipal e será realizada por meio da assistente virtual Ana, no WhatsApp (19) 99899-0903.
Segundo a Secretaria de Saúde, a primeira fase do programa prevê 20 a 30 atendimentos por dia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, com ampliação progressiva da oferta. O atendimento remoto será feito por profissionais de saúde e pode ser convertido em consulta por vídeo com médicos ou enfermeiros, ou ainda encaminhado para atendimento presencial, caso necessário.
“O serviço é complementar e voltado a demandas simples, que podem ser resolvidas com qualidade e agilidade, como uso de medicamentos, dúvidas sobre exames ou preparação para cirurgias”, explica Marcelle Benetti, diretora de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital da Prefeitura.
Entre os benefícios da teleorientação, estão:
Desde o início da estratégia de saúde digital, mais de 1,36 milhão de interações foram registradas na cidade, sendo 92,9 mil por telessaúde, com apenas 2,5% dos casos exigindo atendimento presencial. O restante envolve mensagens automatizadas sobre vacinação, exames, campanhas de prevenção e agendamentos, ajudando a qualificar as filas e evitar deslocamentos desnecessários.