De olho em maior representatividade, o Republicanos quer ampliar os espaços ocupados pela legenda na discussão política num projeto regional de crescimento que prevê dar vida orgânica à agremiação partidária e encurtar a distância entre Bauru, que hoje sofre sem um representante eleito, São Paulo e Brasília.
“O plano passa por colocar o partido mais perto das lideranças regionais para garantir maior interlocução com os governos estadual e federal, o que inclui aumentar o diálogo com nossos vereadores”, disse ao JC nesta terça-feira (22) Roberto Carneiro, presidente estadual da sigla, citando nominalmente os nomes dos vereadores Beto Móveis e Edson Miguel, correligionários.
O movimento não deixa de ser uma espécie de retomada do papel dos partidos numa época em que políticos buscam muito mais “carreiras solo”, de olho na própria imagem, do que a construção de um projeto coletivo.
Daí vem o próprio manifesto do Republicanos, lembra o presidente estadual em referência ao documento em que a legenda se reafirma como “um agente moderador, defensor do equilíbrio, do bom senso” – nos moldes do conservadorismo clássico.
“Às vezes temos quem caminhe de forma isolada, o que é natural. Mas a gente tem buscado essa sinergia. Se você acompanhar a votação do partido na Câmara dos Deputados, o Republicanos é o partido que mais vota de maneira coesa. E discute isso junto ao presidente [nacional] Marcos Pereira”, afirma Carneiro.
“Apesar de sabermos que a política tem ficado um pouco difusa, o Republicanos segue buscando um caminho para atuarmos em grupo”, acrescenta.
Essa é uma tarefa que fica a partir de agora a cargo do prefeito de Agudos, Rafael Lima Fernandes, novo coordenador regional do Republicanos. “Sou um soldado do partido”, resumiu Lima ao JC nesta terça.
“Eu recebi o convite e fiquei surpreso, mas também honrado em razão do desafio. Falei ao presidente que eu sou um soldado do partido. Então, a gente tem que trabalhar em equipe e fortalecer a nossa região”, afirma o prefeito de Agudos.
“Estou trabalhando por Agudos e terei agora esse compromisso de ajudar cidades vizinhas e essa interlocução do partido junto ao governador Tarcísio [de Freitas] e junto ao deputado Marcos Pereira [presidente nacional do Republicanos] também. É uma oportunidade para ajudar as pessoas fazerem políticas públicas e auxiliar no fortalecimento do partido”, menciona.
A indicação não veio ao acaso, afirmam dirigentes do partido, e se deve principalmente à boa relação que Agudos tem mantido com o Palácio dos Bandeirantes – cujo titular, Tarcísio, é filiado ao Republicanos.
“Tenho sido muito bem atendido. Nesses primeiros seis meses de governo [municipal] nós já recebemos três secretários de Estado, o que demonstra que o Republicanos e o governador têm trabalho em conjunto conosco”, diz Lima.
O próprio presidente nacional da sigla, o deputado federal Marcos Pereira, prevê se aproximar de Bauru no âmbito do projeto de fortalecimento do partido – e já tem dialogado nesse sentido com o vereador Beto Móveis. “Demanda é o que não falta”, brinca o parlamentar.
“O Beto será ponto focal do mandato de Marcos Pereira para que possamos fazer ações de maneira efetiva na cidade”, explica Diego Polachi, assessor parlamentar do presidente nacional do Republicanos.
A subsede da CUT-SP em Bauru promove nesta quarta-feira (23) o painel "Economia, Lei, Reforma Sindical: a Jornada 6x1 em pauta", que reunirá representantes de diversas áreas - do parlamento ao movimento sindical - para discutir os impactos da jornada de seis dias consecutivos de trabalho para um dia de descanso, conhecida como escala 6x1. Gratuito e aberto ao público interessado, o evento será realizado no auditório da OAB Bauru a partir das 19h.
O encontro terá como expositores o deputado federal Vicentinho (PT) e o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Fernando Lima. Com mediação do advogado e ativista de direitos humanos Jorge Moura, a mesa de debates será composta por Flávio Coutinho, coordenador da subsede de Bauru da CUT; Williana de Fátima Oja, presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Bauru; e Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
Entre os assuntos a serem tratados, estão os efeitos dessa jornada na saúde física e mental dos trabalhadores, o plebiscito popular que a CUT está promovendo e os benefícios da redução da jornada de trabalho e do fim da escala 6x1 também para a economia brasileira. A OAB Bauru fica na avenida Nações Unidas, 30-30, Vila Nova Cidade Universitária.