A CPFL Paulista concluiu um projeto de eficiência energética na Casa de Idosos Vila Vicentina de Arealva (41 quilômetros de Bauru), instituição sem fins lucrativos dedicada ao acolhimento de idosos. Com investimento de R$ 131 mil, viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE), a iniciativa concluiu a instalação de sistema fotovoltaico de 11,0 kWp, que permite à entidade gerar sua própria energia e reduzir custos operacionais.
O projeto modernizou toda a iluminação interna, com substituição de lâmpadas convencionais por modelos de LED, que consomem até 80% menos energia e possuem vida útil prolongada, chegando a 25 mil horas. Além da redução na conta de luz, essas lâmpadas têm maior potencial de reciclagem.
Segundo Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, a usina fotovoltaica converterá a luz solar em energia elétrica, garantindo mais previsibilidade no orçamento da instituição.
"Com os painéis solares entregues, a Casa terá uma economia significativa na conta de luz e geração de energia limpa e renovável, o que ainda contribui para a redução da emissão de gases do efeito estufa", explica.
Com as melhorias, estima-se uma economia anual de 24,37 MWh, energia suficiente para abastecer por um ano aproximadamente dez residências. Em valores, essa economia representa R$ 19.387,18.
A Vila Vicentina de Arealva, fundada em 9 de maio de 1969, é uma associação civil de direito privado, filantrópica e beneficente, que presta assistência a idosos em situação de vulnerabilidade.
A instituição depende de doações, contribuições municipais e emendas parlamentares para manter suas atividades e garantir um atendimento de qualidade aos residentes.