20 de dezembro de 2025
HISTÓRICO

Museu Militar homenageia 'guardiões' da Revolução de 1932

Por Lilian Grasiela | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Museu Histórico e Militar de Bauru homenageou colaboradores civis e militares que ajudam a preservar a memória da Revolução de 32

Nesta quarta-feira (9), feriado em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932, o Museu Histórico e Militar de Bauru homenageou colaboradores civis e militares que ajudam a preservar a memória daqueles que participaram do levante paulista contra o governo provisório de Getúlio Vargas, lutando pela democracia e pela liberdade.

A solenidade contou com apresentações das bandas Amigos da Música e do Tiro de Guerra (TG). Durante todo este mês, o espaço, na rua Antonio Alves, 12-83, Centro, abriga exposição especial em homenagem aos revolucionários paulistas, com fotos, documentos, fardas e outros materiais históricos que relembram a Revolução de 32.

"A data de hoje (ontem) tem uma representatividade muito importante para São Paulo, e o povo de Bauru construiu esse legado histórico gravado em suas lápides, monumentos, ruas, avenidas, praças, viadutos, entre outros, trazendo para a sociedade brasileira orgulho e honra", destaca o diretor-presidente do Museu, o cabo reformado da PM Jorge Sebastião dos Santos.

Os homenageados foram os empresários Ricardo Alves Barbosa, Odinei Alexandre Venâncio e Luciano Henrique Venâncio, os voluntários Mariana Massoca Venâncio (estudante) e Eduardo Mangiolardo Mariño (empresário), o engenheiro André Luiz Reis da Cruz, o cabo do Exército João Lucas amarante, o major do Exército Francisco Ferreira Nunes, o sub-tenente da Marinha Heleno Claudino Guimarães Junior, o cabo da Polícia Militar (PM) Marcos Vinicius Louzada da Costa e o vereador Wanderley Rodrigues de Moraes Junior.

Também foi prestada uma homenagem especial ao sargento Gilberto da Silva Filho, já falecido, entregue aos seus familiares. O evento contou, ainda, com a presença dos diretores do Museu Histórico e Militar de Bauru Pedro Lyra Millian, tenente do Exército Ulisses Simões Vertuan, Edilene dos Santos, Laura Reis dos Santos, Rafael Craveiro de Lima, Gersom Reguine, 1º sargento Diogo Miguel Soares de Lima e cabo Victor Eduardo dos Santos Cantizani.