A Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) implantou, pela primeira vez, o sistema de reconhecimento facial para o acesso ao 48º Campeonato Nacional do Quarto de Milha, um dos maiores eventos equestres do Brasil, que começou nesta terça-feira, 8 de julho, e segue até o dia 20, no Recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP).
A tecnologia de reconhecimento facial marca um avanço significativo no controle de entrada e saída do evento, trazendo mais segurança, agilidade e praticidade para visitantes, competidores, criadores e prestadores de serviço. O sistema, operado por uma empresa especializada, substitui os antigos QR Codes e adesivos, que poderiam ser facilmente extraviados ou apresentar falhas técnicas.
“Esse é um passo importante para facilitar a experiência do público. Com o reconhecimento facial, eliminamos a necessidade de materiais físicos, oferecendo um acesso mais rápido, seguro e sustentável”, explica Guilherme Nonato, Coordenador de Eventos da ABQM.
O credenciamento é 100% online, e pode ser realizado via aplicativo da ABQM ou através de links disponibilizados no hotsite oficial. Os competidores devem acessar o app, selecionar a aba do 48º Campeonato Nacional, fazer o upload de uma foto e registrar os dados dos veículos que utilizarão para acesso ao evento.
Mesmo com o novo sistema, um QR Code digital de backup será gerado e enviado pelo WhatsApp cadastrado, caso ocorra alguma falha no reconhecimento facial.
Os visitantes também devem realizar o cadastro antecipado online para garantir o acesso rápido ao recinto. Para aqueles que não conseguirem realizar o processo digital, haverá suporte presencial com equipe de cadastramento.
A ABQM destaca que a implantação da tecnologia visa modernizar o sistema de credenciamento, reduzir filas e garantir uma experiência mais fluida e segura para todos os participantes. Além disso, a iniciativa reforça o compromisso da entidade com a sustentabilidade e a inovação nos eventos equestres.
“Esse é apenas o começo. Já estamos planejando melhorias para os próximos eventos, buscando sempre oferecer um sistema de acesso mais eficiente e confortável para competidores e público”, informa a organização.