17 de dezembro de 2025
ASFALTO

Moradores do J. Regino pedem recape; governo cita falta de verba

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Douglas Willian
Buraco em uma das vias do Núcleo Habitacional José Regino

O Núcleo Habitacional José Regino, na zona leste de Bauru, tem ruas esburacadas, remendadas e irregulares, segundo moradores do bairro. O problema se arrasta há décadas e sem perspectiva de melhorias, mesmo após uma série de recapes realizados em outros trechos pela Prefeitura de Bauru.

Procurado pela reportagem, o governo municipal informa que "já possui um projeto de recape para o Núcleo José Regino, e busca recursos para viabilizar a obra. Cabe destacar que a atual gestão municipal promoveu o maior programa de recape da história de Bauru, com a implantação de nova pavimentação em bairros inteiros, como Mary Dota, Núcleo Gasparini, Vila Falcão, Núcleo Octávio Rasi, Jardim Colonial, Vila Brunhari, Higienópolis, Jardim Araruna, Parque São Geraldo, Núcleo Pastor Arlindo Viana (Bauru 22), Colina Verde e Jardim Guadalajara, e de partes do Pousada da Esperança, Vila Independência, Jardim Prudência e Nova Esperança".

A Prefeitura prossegue informando que "além disso, foram recapeadas diversas vias de acesso, como as ruas Joaquim da Silva Martha, Primeiro de Agosto, partes das ruas Presidente Kennedy, Marcondes Salgado, Araújo Leite e Saint Martin, na região central, avenidas Castelo Branco, Getúlio Vargas, Nossa Senhora de Fátima e Daniel Pacífico, as ruas Alto Acre, Alto Juruá e Alves Seabra, no Jardim Bela Vista, rua Sargento Leôncio Ferreira dos Santos, no Parque Roosevelt, rua Paulo Frontin, no Parque Santa Edwirges, avenida Waldemar G. Ferreira, entre o Nova Esperança e Vila Industrial, e avenida Gabriel Rabello de Andrade, no Parque Jaraguá. Além disso, foi realizada a recuperação completa da avenida Rodrigues Alves, no Centro, e o recape do restante da mesma via da Vila Cardia até a entrada do Jardim Redentor. A avenida Pedro de Toledo também foi totalmente recapeada, no Centro".

"A maior parte dos serviços foi executada por empresas terceirizadas, contratadas por licitação, e o restante com equipe própria da Secretaria de Infraestrutura. A maioria das obras foi custeada com recursos próprios do município, e em algumas ruas a prefeitura contou com recursos de emendas parlamentares. As vias foram escolhidas seguindo critérios técnicos, como desgaste do asfalto, movimento das ruas, acesso entre diferentes regiões do município e vias que são itinerário do transporte coletivo. Além do recape, o governo municipal realizou importantes obras de drenagem e pavimentação em regiões que ainda estavam com ruas de terra, como Parque Giansante e Jardim Niceia. A Prefeitura de Bauru trabalha para que outras regiões também sejam contempladas com o recape, e para viabilizar obras de drenagem e pavimentação onde ainda falta asfalto, seja com recursos próprios ou com convênios estaduais e federais que disponibilizem verba para esta finalidade", finaliza o governo.