Moradores têm levado com frequência à Câmara Municipal reclamações relacionados à iluminação pública do município. Tanto que, somente nesta quinta-feira (3), o Diário Oficial registrou seis pedidos por instalação ou manutenção de pontos de luz em bairros como Mary Dota, Parque Viaduto, Jardim Marabá e Camélias. A demanda se intensifica à medida que o governo municipal tenta viabilizar a concessão do parque de iluminação pública de Bauru.
O vereador Cabo Helinho (PL) solicitou à Prefeitura de Bauru a instalação de iluminação pública na Praça Salomão José Gantos, localizada no Jardim Araruna.
Júnior Rodrigues (PSD) pediu melhorias no Parque Viaduto e Vila Santa Tereza. Beto Móveis (Republicanos) apontou falhas no Jardim Marabá. Sandro Bussola (MDB) e José Roberto Segalla (União Brasil) citaram locais no Mary Dota e no Parque das Camélias. Já Márcio Teixeira solicitou reparo na fiação elétrica danificada em uma praça do bairro Tangarás.
As intervenções pedidas incluem a troca de lâmpadas queimadas, substituição por modelos de LED e instalação de novos pontos de luz. As solicitações refletem problemas recorrentes de segurança e visibilidade em áreas públicas da cidade.
A Prefeitura de Bauru, enquanto isso, planeja concluir até o fim do ano a concessão do parque de iluminação pública do município por meio de uma PPP. O projeto prevê a modernização completa da rede, com a substituição de todas as luminárias por LED.