Vereadores de Bauru têm recebido queixas sobre a ausência do Grupo de Operações de Trânsito (GOT) em bairros do município e cobram da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb) maior presença do órgão em locais onde o tráfego apresenta dificuldades em determinados horários.
As críticas foram feitas durante sessão da Câmara na última segunda-feira (30). Quem deu a largada foi o vereador Arnaldinho Ribeiro (Avante), que disse nunca ter visto o GOT em bairros.
"Eu vou citar um exemplo da semana passada, na rua Alto Juruá, uma via importantíssima, onde a prefeitura estava fazendo um trabalho de recape. Parabéns ao governo [pela obra]. Mas não tinha ninguém do GOT lá. Quem orientou o tráfego ali foi a própria empresa que estava fazendo o trabalho", mencionou o parlamentar.
"Não adianta o GOT ligar o giroflex na Praça Portugal enquanto os bairros ficam em condições difíceis", acrescentou.
Em discurso na tribuna, Arnaldo também rememorou a recente campanha "Maio Amarelo" - cujo objetivo é alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo - e afirmou que "eu não sei o que fizeram".
Natalino da Pousada (PDT) concordou com o colega (Foto: Divulgação)
"Nós não sabemos o que o GOT está fazendo na cidade. Ficar só na Zona Sul não adianta. Vocês [do GOT] precisam andar pelo município. E eu falo isso não para os funcionários, mas para quem os orienta", emendou. "A nossa sorte é que a Polícia Militar se faz presente em matéria de trânsito. Do contrário estaria pior", disse.
O vereador Natalino da Pousada (PDT) concordou com o colega. "Eu não tenho visto o GOT [nos bairros]. Mesmo porque nós temos um grande gargalo viário nas marginais da rodovia Bauru-Iacanga, especialmente na passarela que liga o Jardim Ivone e a Vila São Paulo. Ali é complicado, crianças trafegam por ali, precisaríamos de uma ação naquele lugar", observou.
Emerson Construtor (Podemos) declarou apoio (Foto: Divulgação)
Na mesma linha foi Emerson Construtor (Podemos). "A gente, que é vereador de bairro, não vê o GOT na periferia. Somente na Zona Sul, no Centro, nos shoppings e grandes avenidas, como a Nações Unidas", afirmou.
O Grupo de Operações de Trânsito de Bauru conta hoje com 35 agentes organizados em seis equipes que atuam de forma ininterrupta, disse a Emdurb ao JC, quatro das quais durante o dia. A empresa pública não mencionou se o número é suficiente, mas destacou que há planos para aumentar o efetivo - neste ano, mencionou, cinco novos profissionais foram contratados.
Apesar das críticas de vereadores sobre a ausência do grupo em bairros mais afastados, a Emdurb garante que o GOT atua em toda a cidade - um trabalho que varia conforme a demanda diária recebida por e-mail, telefone, WhatsApp, atendimento presencial e processos administrativos.
"Somente no dia 2 de junho, por exemplo, as equipes estiveram nos bairros Mary Dota, Jardim América, Parque Roosevelt, Jardim Terra Branca, Bela Vista, Fortunato Rocha Lima, Vila Falcão, São João da Boa Vista, Vila Santa Tereza, Vila Pacífico, Nova Esperança e outros", disse, mencionando mais de 15.
Em média, ressaltou a empresa pública, o GOT cumpre 65 atendimentos por dia entre fiscalizações, intervenções viárias e ações de sinalização. A rotina inclui desde interdições para eventos até apoio à Polícia Militar e atividades educativas.
"É importante destacar que muitas das atividades do GOT não são imediatamente perceptíveis pela população, mas são essenciais para o bom funcionamento do trânsito e da cidade", afirmou a Emdurb.
Entre elas estão interdições de vias para realização de obras, festas populares, eventos esportivos e culturais, fiscalização de veículos e condutores e outras iniciativas.
Segundo a Emdurb, de janeiro a junho o GOT aplicou 3.371 multas, a maioria por estacionamento irregular. Entre as autuações, estão 2.375 por estacionar em local proibido, 392 por dirigir ao celular e 209 por avanço de sinal vermelho.
A Emdurb informou ainda que tem investido na modernização da frota e em novos equipamentos. Pontuou também que estuda mudanças estruturais no sistema viário para horários de pico, como a implantação de binários (transformar vias de mão dupla em sentido único), alterações de sentido e abertura de novos acessos.