21 de dezembro de 2025
VARIÁVEL

CISMETRO irá fortalecer a saúde municipal

Por Felipe Torezim |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Gestora de saúde, Márcia Facci, afirma que consórcio aumenta serviços prestados

Na terça-feira (1º), a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 14.794/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a aderir ao Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas – Norte (CISMETRO). Na prática, segundo a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), isso significa que haverá ampliação e diversificação da oferta de serviços médicos, de apoio diagnóstico especializado, além da redução do tempo de acesso aos recursos de saúde – especialmente para especialidades nas quais o município enfrenta dificuldades sistemáticas na contratação de profissionais médicos. O investimento para a manutenção do consórcio é de R$ 20 mil por mês, além dos serviços contratados, podendo variar conforme o Plano de Trabalho e os recursos previstos no Orçamento Municipal.

Após a aprovação no Legislativo, a Prefeitura de Jundiaí se movimenta para a elaboração do plano de trabalho, que conterá as especialidades conforme a necessidade da cidade e o credenciamento de prestadores junto ao consórcio. A previsão é de que os atendimentos sejam iniciados ainda neste semestre. Os novos profissionais especialistas poderão ser alocados para atendimento nos ambulatórios municipais e também atuar em serviços privados, de acordo com a especialidade.
“A adesão ao CISMETRO é mais uma opção de contratação para ampliação dos serviços e do acesso aos atendimentos especializados, e vai melhorar o andamento das filas de espera herdadas pela atual gestão”, afirma a gestora de Promoção da Saúde, Márcia Facci.

Novos profissionais

Questionada se a adesão poderia inviabilizar a contratação de novos servidores ou a realização de concursos públicos, a UGPS informou que “a adesão ao CISMETRO não impacta na contratação via concurso público nem nas demais contratações de serviços por meio de parcerias, convênios e licitações. A Prefeitura, ao fazer a adesão, busca ter mais uma opção de contratação para manter as ofertas necessárias na rede municipal de saúde.”

O CISMETRO é composto atualmente por diversos municípios, entre eles: Americana, Atibaia, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Limeira, Mogi Mirim, Nova Odessa, Paulínia, Sumaré e Vinhedo. Com a entrada de Jundiaí, a expectativa é de que novas parcerias regionais sejam construídas, ampliando a capacidade de resposta dos sistemas municipais de saúde.