18 de dezembro de 2025
DE BAURU PARA O RIO!

Atleta de Bauru Leonardo Teotonio completa Maratona do Rio

Por Douglas Willian | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Arquivo Pessoal/Leonardo Teotonio
Leonardo Teotonio durante os 42 km da Maratona do Rio, realizada no dia 22 de junho

O maratonista Leonardo Teotonio, 24 anos, participou no último dia 22 de junho da 23.ª edição da Maratona do Rio de Janeiro, uma das corridas de rua mais tradicionais e conhecidas do Brasil. O evento esportivo reuniu mais de 54 mil atletas e foi realizado entre os dias 19 e 22 de junho, com provas em diferentes distâncias: 5 km, 10 km, 21 km e uma maratona de 42 km. A largada foi no Aterro do Flamengo, altura da Marina da Glória às 5h, com duração máxima de até seis horas de prova.

Natural de Américo Brasiliense e atualmente morador de Bauru, Leonardo encarou o desafio dos 42 quilômetros, considerada a prova principal do evento, que contou com mais de 13 mil corredores. O atleta finalizou o percurso com o tempo de 3 horas, 13 minutos e 40 segundos, alcançando a 735ª classificação geral.

Participar da maratona era um sonho antigo do corredor.

"Foi um desafio enorme. Em 13 anos de corrida de rua, esse foi o momento mais especial que vivi. No trecho mais difícil da prova, fui amparado pela torcida que estava na orla — me ajudaram com gelol, suprimentos e muito incentivo. Graças a isso, encontrei forças para completar os últimos 12 km, mesmo sofrendo com câimbras e dores. O choro na linha de chegada representa toda uma história de dedicação e amor pelo esporte. Agradeço à minha família, a Maikai e ao Rocket E-commerce, que me ajudaram a completar essa prova", contou Leonardo, ainda emocionado com a experiência.

TRAJETÓRIA

Apaixonado por esportes desde pequeno, Leonardo iniciou sua trajetória nos campos de futebol de sua cidade natal, sonhando em se tornar jogador profissional. Por influência do pai, Valter Teotonio, conheceu a corrida ainda na infância, entre os 10 e 11 anos, embora, naquela época, seu foco fosse o futebol.

"Eu me lembro do primeiro dia em que fui para a pista com meu pai. Dei duas voltas e estava exausto. Ele me disse: 'Um dia você vai conseguir dar quatro, cinco voltas aqui'", relembra.

Aos 15 anos, Leonardo iniciou a transição do futebol para a corrida, dedicando-se com mais seriedade ao novo esporte.

"As corridas que eu participava geralmente tinham premiação por faixa etária, e eu sempre me destacava. Isso foi me motivando, mesmo competindo em distâncias menores no início", relembra.

Sua primeira experiência em uma meia maratona foi inesperada.

"Eu e minha mãe Maria José Teotonio levamos meu pai para uma corrida em São Paulo. O pessoal da equipe disse que havia uma vaga sobrando e começaram a me incentivar a correr. Decidi ir, mesmo sendo menor de idade e sem poder me inscrever oficialmente. Foi uma grande surpresa."

A partir de então, Leonardo começou a se destacar e foi convidado pelas academias de sua cidade para integrar equipes de corrida. Em 2022, deu um passo decisivo.

"Foi o ano em que virei a chave e percebi que a corrida era o que eu realmente queria. Consegui um estágio na Maikai, onde trabalho até hoje, treinando corredores. A corrida teve uma grande influência no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Comecei a cursar Educação Física por causa do esporte. Me encontrei. Descobri o que realmente amo fazer."

O próximo desafio do atleta será uma prova de 10 km, que será realizada em Bauru, no dia 14 de setembro. A competição servirá como preparação para enfrentar maratonas de maior distância em 2026.