Todo mundo sabe que dormir bem é fundamental para a saúde, mas muita gente tem dificuldade para cair no sono ou se manter dormindo profundamente durante a noite.
Para ajudar, há quem recorra ao famoso "barulhinho de chuva" - disponível inclusive em plataformas de mídia, como apps de streaming de música -, e a psicologia já revelou qual o significado real dessa ferramenta.
Como publicou uma reportagem do jornal colombiano El Tiempo, o site especializado Halmma - vinculado à sauna Hammam Al Ándalus, na Espanha - revelou que, enquanto se ouve as gotas de chuva caindo, o cérebro interpreta o som da água como um ruído branco, constante e monótono, que gera um efeito calmante sobre o subconsciente e leva a um estado de relaxamento completo.
"Esse estímulo não faz com que a chuva intensa seja vista como uma ameaça, muito pelo contrário. Assim, o corpo secreta endorfinas, os hormônios relacionados à calma e ao bem-estar. É por isso que o som da chuva pode ser tão relaxante", afirmou o site, acrescentando que se deixar levar pelos efeitos calmantes da chuva pode ser uma ótima ideia.
"Muitas pessoas usam esse som de fundo para conciliar o sono à noite. Isso pode ajudar a acalmar a mente, reduzir o estresse e criar um ambiente propício para o descanso".
O portal especializado compartilhou uma outra combinação perfeita para a hora de dormir: a do barulho de chuva caindo com vento forte, que ajuda a pegar no sono mais profundamente. Nesse caso, produz-se o que é conhecido como ruído rosa, ajudando a acalmar a ansiedade, a dormir profundamente e até mesmo a melhorar a concentração e a memória.
Uma outra reportagem publicada recentemente pelo jornal El Tiempo surpreendeu ao afirmar que, segundo especialistas, a casca do kiwi pode - e deve! - ser consumida, sendo uma importante aliada para fortalecer o sistema imunológico.
O kiwi oferece muitos benefícios à saúde: previne envelhecimento precoce, ajuda a reduzir peso corporal, combate diabetes, reduz colesterol e pressão arterial...
A casca é rica em antioxidantes, como as vitaminas C e E, e contém polifenóis, que ajudam a proteger as células dos danos oxidativos e fortalecem o sistema imunológico, entre outros benefícios. Ou seja: nada de tirá-la!
"Um kiwi com casca fornece cerca de 50% mais fibras, 32% mais folato e 34% mais vitamina E do que um kiwi descascado", explicou ao El Tiempo a nutricionista María de los Ángeles García, afirmando que a casca tem até mais benefícios do que a polpa para ajudar a saúde digestiva e promover a regularidade intestinal: "Consumir um kiwi com casca tem três vezes mais atividade antioxidante do que comer apenas a polpa", ressalta.
Para consumir o kiwi com casca e tudo, é importante lavar bem a fruta por fora, para garantir que ela esteja limpa e livre de impurezas.
"A melhor maneira de comer kiwi é não retirando a casca. Lave-os em água corrente. Você pode esfregá-los com uma escova macia para vegetais ou um pano limpo", indicou a nutricionista.