15 de julho de 2025
Logo Header
OPINIÃO

Fernanda Torres e Wagner Moura juntos nas telonas

Por Tatiana Bianconcini |
| Tempo de leitura: 2 min

Jorge Furtado é meu diretor brasileiro predileto de todos os tempos. Apesar de eu também amar igualmente O Homem que Copiava (2003), Saneamento Básico, o Filme (2007) tem mais em comum com Ilha das Flores, o curta-metragem de 1989 através do qual conhecemos o cineasta gaúcho Jorge Furtado.

Ilha das Flores foi um filme que gerou uma verdadeira ruptura no cinema nacional, apesar de ser um curta-metragem, com seu roteiro conceitual porém completamente acessível. Em Saneamento Básico, o Filme, Furtado retoma um pouco essa fórmula retórica, mas metalinguisticamente.

Quando a personagem de Fernanda Torres decide fazer um curta-metragem de ficção para aproveitar uma verba carimbada federal e, talvez, conseguir fazer também uma obra de saneamento básico no córrego de seu bairro, ela emula, numa auto-ironia sarcástica do diretor, o processo criativo de Ilha das Flores!

Tentando descobrir o que é um filme de ficção, algo que precisava ser feito para ter acesso à verba carimbada, a administradora de uma fábrica de móveis recorre a um dicionário.

A definição de "ficção" menciona a palavra "quimera". Ela segue sua investigação conceitual, buscando o significado de "quimera" e chega à figura mitológica de um monstro com cabeça de leão e corpo de cabra chamado Quimera.

Assim, a administradora de um negócio familiar que precisa se tornar cineasta para limpar o córrego que passa por seu quintal, define o argumento do filme de ficção que irá realizar.

Daí em diante o filme é só diversão, mas sem jamais desvincular-se da crítica mordaz com a qual Jorge Furtado desenha suas crônicas audiovisuais.

No elenco, além de Fernanda Torres e Wagner Moura, estão Camila Pitanga, Lázaro Ramos, Bruno Garcia e os ícones Tonico Pereira e Paulo José. Paulo José que, aliás, é o narrador do curta Ilha das Flores.

O longa-metragem de 2007 volta aos cinemas, remasterizado em 4k, juntamente com o curta de 1989. Desde a quinta-feira, 29 de maio.

Não poderia ser melhor! Fiquem atentos à programação.