A edição de 2025 do Festival de Inverno de Amparo está confirmada, mas em um novo endereço. Após decisão judicial que impôs limites de som e horário para eventos na Praça Pádua Salles, a Prefeitura definiu que o festival será realizado na área compreendida entre a Rodoviária “Salim Oazi” e o Mercado Municipal. O evento ocorrerá entre 9 e 27 de julho.
No novo espaço, estão previstos quatro palcos espalhados pelo estacionamento da Feira do Produtor e pela própria rodoviária. Também haverá áreas dedicadas à gastronomia, artesanato, produtos agro, espaço infantil e ações de acessibilidade, incluindo tradução em Libras nos shows principais.
A mudança foi motivada por uma liminar expedida pela 2ª Vara Cível de Amparo em 26 de maio, que atendeu a pedido do Ministério Público. O juiz Fernando Campanella determinou que, durante o festival, o volume de som não ultrapasse 55 decibéis e que todas as atividades sejam encerradas até as 22h. A Prefeitura considerou as condições tecnicamente inviáveis para manter o festival no local tradicional e ainda aguarda uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) sobre o recurso apresentado.
Mesmo diante do impasse jurídico, a administração municipal decidiu manter o evento, adaptando-se às exigências. “A edição de 2025 está garantida e em local que permite sua realização com estrutura adequada e segurança jurídica”, declarou o prefeito Carlos Alberto Martins.
O Festival de Inverno é considerado um dos principais eventos culturais da cidade e faz parte do calendário oficial do Estado de São Paulo e do Ministério do Turismo. A previsão é que a edição deste ano gere mais de 500 empregos diretos, envolva mais de 100 atrações culturais locais e movimente cerca de R$ 60 milhões na economia de Amparo durante o mês de julho.