15 de dezembro de 2025
POSSIBILIDADE

Orlando cobra SP sobre vagas e pode se reunir com Eleuses

Por André Fleury Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Prefeitura de Bauru
Médico Orlando Costa Dias, prefeito em exercício de Bauru, ao lado do secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva (à esq.), em Agudos

O prefeito em exercício Orlando Costa Dias (PP) cobrou providências ao Governo do Estado sobre problemas que Bauru enfrenta no que diz respeito à falta de vagas hospitalares para internação de pacientes e deve se reunir com o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, já no mês que vem.

A agenda foi sinalizada por Eleuses durante conversa entre o secretário e o prefeito em exercício em evento nesta sexta-feira (6), em Agudos.

Segundo Orlando, Eleuses afirmou que um dos problemas que tem afetado a saúde estadual está na longa permanência de pacientes cujos familiares optam por deixar internados em vez de retornar para casa.

"Então esse paciente vai ocupando vaga na UPA e depois nos hospitais", explicou Orlando ao JC na sexta-feira, pouco após o encontro com o titular da saúde estadual. Os termos da futura reunião ainda não foram definidos, mas Orlando aposta numa eventual utilização de hospitais como o Manoel de Abreu, por exemplo, para encaminhar esses pacientes.

"Também conversei a respeito do Hospital Estadual e sobre a dificuldade que nós temos tido de conseguir vaga na instituição, já que o HE atende toda a região, com 68 cidades. É muita coisa para um hospital só", mencionou.

Uma das hipóteses, disse Orlando à reportagem, é ir a São Paulo em julho ao lado do atual titular da Saúde municipal, o secretário Marcio Cidade Gomes.