Aposentados e pensionistas de todo o país passaram a contar a partir da última sexta-feira (30/05) com a opção de atendimento presencial para tratar de descontos associativos não autorizados sobre o benefício recebido do INSS. Em mais de cinco mil agências dos Correios, de acordo com a agência, o serviço foi pensado especialmente para quem tem dificuldade com canais digitais como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135.
Em Bauru os Correios mantêm várias agências. Consulte a mais próxima de sua residência clicando aqui.
Mais de 40 mil pessoas já foram atendidas pelos Correios em todo o Brasil até o início da tarde desta sexta-feira.
O início do atendimento presencial nas agências dos Correios mobilizou autoridades do Governo Federal, que acompanharam de perto o funcionamento do serviço em diferentes estados.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, esteve na Agência Central em Recife (PE) e acompanhou o primeiro aposentado a fazer a consulta no estado. Em Pernambuco, 146 agências dos Correios já estão habilitadas para acolher os beneficiários. A expectativa é de que até a próxima semana todas as 184 cidades do estado estejam com atendimento disponível, assegurando cobertura completa e humanizada.
“Apesar do número grande de aposentados, não houve tumulto. O atendimento está rápido. O primeiro dia de parceria entre o Ministério da Previdência e os Correios foi um sucesso.”
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, começou o dia na agência Cidade São Paulo (SP), concedeu uma coletiva para a imprensa e reforçou a importância da ação. “Essa etapa é fundamental porque queremos alcançar justamente quem mais precisa: pessoas que não conseguiram resolver pelo aplicativo ou pelo telefone 135. Nosso objetivo é garantir que ninguém fique de fora. Por isso, a parceria com os Correios é estratégica. É esse atendimento mais humano e próximo que o nosso público merece e precisa.”
O atendimento presencial é para pessoas com dificuldade em usar celular, computador ou internet. Mas os canais preferenciais para o atendimento continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se já foi feita consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.
Onde encontrar uma agência dos Correios: nos sites do INSS, dos Correios ou pela Central 135.
O segurado deve apresentar apenas um documento oficial de identificação. Caso não possa comparecer, pode nomear um representante legal com procuração autenticada (válida apenas para consulta).
O atendimento será feito numa plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios, garantindo a proteção das informações.
Não precisa ter pressa. O atendimento vai continuar disponível, sem prazo final para pedir a devolução de valores. Você será atendido com tranquilidade, sem necessidade de ir logo nesses primeiros dias.
Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até sua casa para oferecer esse serviço. O atendimento é feito apenas: