23 de dezembro de 2025
RISCO DE HIPOTERMIA

Campinas amplia acolhimento durante onda de frio

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/PMC
Frio intenso entre os dias 28 e 30 de maio leva prefeitura a reforçar abrigo e entrega de cobertores a moradores de rua.

Com a chegada de uma massa de ar polar que derruba as temperaturas em Campinas nesta semana, a Prefeitura intensificou as ações da Operação Inverno 2025, com foco na proteção da população em situação de rua. A medida é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e prevê reforço nas vagas de acolhimento, na entrega de cobertores e na estrutura emergencial para os dias de frio intenso.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o aviso nº 007/2025 alerta para risco elevado de hipotermia entre os dias 28 e 30 de maio, em função da queda brusca das temperaturas em diversas regiões do país. Em resposta, a gestão municipal anunciou ações emergenciais, com ampliação da rede de apoio e acolhimento.

Nosso compromisso é proteger vidas. Quando as temperaturas caem, o risco para quem está nas ruas aumenta muito, e cada vaga de acolhimento, cada cobertor entregue, pode representar a diferença entre o cuidado e o abandono”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

Com a ativação da nova frente fria, a prefeitura ampliou em 20 vagas o acolhimento emergencial de um abrigo parceiro, com envio de colchões e cobertores. As estruturas do Samim e do Abrigo Santa Dulce dos Pobres seguem operando como apoio fixo. Caso o frio permaneça nos próximos dias, também está em avaliação a reabertura de um espaço anexo à antiga Casa da Cidadania, com capacidade para até 60 pessoas por noite.

Além dos abrigos, o Serviço de Abordagem Social (SOS) intensificou o trabalho nas ruas com a distribuição de cobertores a quem opta por não ir aos abrigos. Desde o início da Operação Inverno, no dia 1º de maio, foram entregues 2.824 cobertores e 221 pessoas acolhidas, com o Samim como principal ponto de atendimento. Somente na última semana, foram distribuídas 1.007 unidades, o maior volume desde o começo da ação.

A Operação Inverno vai seguir ativa até 30 de setembro, com reforço em períodos de frio extremo.