23 de dezembro de 2025
ESTIAGEM

PM Ambiental faz ação para previr incêndio florestal na região

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação PM/Arquivo JC
Uma das viaturas da corporação em ronda ostensiva em área de mata

A Polícia Militar Ambiental realizará, entre esta segunda-feira (26) e sexta-feira (30), em Bauru e região, a Operação Huracán, com foco na prevenção de incêndios florestais e crimes ambientais. Trata-se de uma ação que integra o calendário estratégico do Governo do Estado de São Paulo para o período de estiagem. A PM informa que intensificará nestes dias as medidas para inibir queimadas e soltura ilegal de balões, além de reforçar a fiscalização em áreas agrícolas e de conservação ambiental.

Durante estes cinco dias de operação, equipes irão fiscalizar áreas canavieiras para verificar a implementação dos Planos de Prevenção a Incêndios (PPI), especialmente quanto à existência de aceiros, pontos de observação, monitoramento e mapeamento de áreas críticas.

A Polícia Militar Ambiental também vai vistoriar faixas de domínio de rodovias, ferrovias e vicinais, frequentemente utilizadas como vetores de propagação do fogo. Outro compromisso é diagnosticar as condições dos aceiros em áreas de vegetação nativa, unidades de conservação e reservas legais.

Viaturas ainda realizarão patrulhamento ostensivo e preventivo em áreas rurais e urbanas. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 190, acrescentou a corporação.

Segundo a PM, a operação tem como base as diretrizes do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais — Operação São Paulo Sem Fogo — coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), em parceria com diversos órgãos, como o Departamento de Proteção e Fiscalização Ambiental (DPFA), Cetesb, Fundação Florestal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e a própria Polícia Militar.