A tradicional Festa de Santa Rita de Cássia, conhecida como a Santa das Causas Impossíveis, deve reunir mais de 5 mil fiéis entre os dias 19 e 22 de maio, na Paróquia Santa Rita, localizada na rua Gonçalves Ledo, 444, no bairro São Joaquim, em Araçatuba.
As celebrações do tríduo ocorrerão nos dias 19, 20 e 21 de maio, sempre às 20h. No domingo, 19, a missa será presidida pelo padre Rodolfo, da Paróquia Sagrada Família, de Penápolis. Na segunda-feira, 20, a celebração ficará a cargo do padre Rodney, da Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Araçatuba. Na terça, 21, quem conduz a missa é o padre Breno, da Paróquia São Francisco de Assis, de Lins.
Na quarta-feira, 22, data dedicada a Santa Rita, a igreja permanecerá aberta durante todo o dia para visitação dos fiéis e a tradicional venda de rosas - serão 4 mil unidades ao custo de R$ 6 cada. Às 19h30, está prevista uma procissão pelas ruas do entorno da igreja, seguida por uma missa campal, que será celebrada pelos padres Roberto e Fernando.
Segundo os organizadores, a expectativa é de aproximadamente 500 pessoas por dia durante o tríduo e cerca de 4 mil fiéis na procissão e missa campal do dia 22.
Durante todos os dias do evento, a partir das 20h, haverá praça de alimentação em frente à igreja, com a venda de pastéis de carne e queijo, enrolados de presunto e queijo, espetos de carne, cachorro-quente, além de sucos, refrigerantes e água.
Em razão da festa, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana informou alterações no trânsito no entorno da paróquia. Nos dias 19 e 20, a interdição será parcial na rua Gonçalves Ledo a partir das 16h. Já no dia 21, a interdição será ampliada a partir das 8h, se estendendo até a rua Barão do Triunfo, para montagem da estrutura do evento.
Nos dias 22 e 23 de maio, haverá bloqueios totais nos seguintes trechos: Gonçalves Ledo com Saldanha Marinho; Praça São Joaquim com Rubião Júnior; rua José de Alencar; e rua Barão do Triunfo. A parte superior da Praça São Joaquim permanecerá liberada para o tráfego.
A prefeitura orienta motoristas e pedestres a respeitarem a sinalização e os agentes de trânsito, reforçando a importância da colaboração da população para a segurança dos participantes.
Santa Rita nasceu em 1381, na cidade italiana de Roccaporena, com o nome de Margherita Lotti. Após enfrentar a dor da morte do marido e dos filhos, ingressou no convento das freiras agostinianas em Cássia, onde viveu uma vida de penitência, oração e milagres. Recebeu um estigma na testa ao meditar sobre a Paixão de Cristo. É considerada pela Igreja Católica como intercessora dos casos mais difíceis e desesperadores.